Na semana de 14 a 18 de junho, os alunos do 10.º ano foram desafiados a experienciar uma semana Ubuntu (que significa “eu sou porque tu és”), dinamizada pela Academia de Líderes Ubuntu, promovida pelo Instituto Padre António Vieira e que visa formar futuros líderes servidores. Assim, as três turmas assumiram-se como pioneiras, sendo as primeiras do Colégio a vivenciar esta experiência.
Ao longo da semana, houve a oportunidade de, através de diferentes dinâmicas em grupo e individuais construir pontes que contribuíram para o aprofundamento de laços entre todos, percebendo que somos uns para os outros na vida partilhada, no silêncio e na palavra, no dom e no afeto. Desta forma, o projeto Ubuntu permitiu que cada um se pudesse descobrir, a si e ao outro, relacionando-se e potenciando a singularidade individual ao reforçar a importância do “outro”. Surgiu, pois, um novo paradigma: uma nova forma de ver o mundo, um novo olhar sobre o indivíduo e a sua relação com o outro e a comunidade que foi despertada e potenciada com a implementação deste projeto. Depois de se encontrar a filosofia Ubuntu, passa a olhar-se para a vida, perguntando a quem connosco caminha: O que fazer? Que caminho escolher? E, seja qual for a direção escolhida, a resposta Ubuntu é viver com otimismo e acreditar na capacidade de reinventar, numa atitude de permanente atenção e de missão ao outro, na esperança de todos poderem vir a ser cuidadores e a adotar a responsabilidade de fazer sempre o BEM comum.
A experiência foi descrita como interessante e transformadora, mas é preciso fazer perdurar os impactos vividos, ao longo dessa semana, na comunidade escolar do CNSB. Assim, para que esta dinâmica se possa manter e consolidar, desejamos ativar e desenvolver novos projetos Ubuntu no colégio.
Sara Domingues
Maria Luísa Pinto
[2021-06-18]