Nos dias 7 e 9 de junho, as turmas do 11.3 e 10.2 e 3, respetivamente, realizaram uma visita de estudo ao Museu do Holocausto, no Porto, no âmbito das disciplinas de História A, Geografia A, Filosofia e Educação Moral e Religiosa Católica. A visita decorreu durante a tarde, tendo tido início às 14:00h, hora a que os alunos saíram do colégio em direção à estação de metro mais próxima. A chegada ao colégio deu-se por volta das 18:00h.
O Museu, apesar de se encontrar em plena cidade do Porto, estava bastante “camuflado”, passando facilmente despercebido aos olhares desatentos daqueles que percorrem quotidianamente a cidade. Escondido atrás de uma fachada minimalista e discreta, encontrava-se um verdadeiro refúgio histórico, capaz de transportar os seus visitantes numa intensa e subversiva viagem por aquela que foi uma das maiores catástrofes que o mundo já enfrentou: a 2.ª Guerra Mundial. Um grande louvor e tributo a todos os judeus que perderam a vida, vítimas de um plano macabro e cruel organizado por um país humilhado, endividado e desejoso de vingança após a sua fatídica derrota na anterior 1.ª Guerra Mundial. Este museu, incapaz de deixar indiferente até a mais insensível alma, transporta-nos para a primeira metade da década de 40, na qual a população enfrentava um período terrivelmente conturbado devido à falta de segurança e ao medo causado pela ação dos “camisas castanhas”. De todos os incrivelmente bem-concebidos espaços do museu, destacava-se a sala onde foram escritos o nome de 32000 de entre os milhões de judeus vítimas da Solução Final, numa belíssima e extremamente necessária homenagem.
A visita a este museu enriqueceu imensamente os alunos, pelo que a recomendo vivamente a todos aqueles que a possam fazer, pois é sempre fundamental relembrar os erros do passado, de modo que sejamos capazes de impedir que estes se repitam.
Liliana Pinto, aluna do 10.3
[2021-06-09]