Referencial da educação que humaniza, ilumina e cria futuros felizes
Colégio
Bonança
O Colégio de Nossa Senhora da Bonança está situado na cidade de Vila Nova de Gaia. É um projeto que pretende constituir uma resposta pronta, completa e válida para as famílias que servimos.
UM PROJETO QUE PRETENDE CONSTITUIR
Uma resposta pronta, completa e válida para as famílias que servimos
MISSÃO
Promover uma aprendizagem de excelência, feliz, inovadora e de inspiração cristã.
VISÃO
Ser o referencial da educação que humaniza, ilumina e cria futuros felizes.
VALORES
Os valores e vivências fomentados no nosso espaço educativo, entre outros, são: profissionalismo, hospitalidade, criatividade, interajuda, solidariedade, interioridade, alegria, respeito, estima recíproca, seriedade, proximidade, lealdade, amizade, cooperação, responsabilidade.
UMA ESCOLA DE PROJETOS, UMA ESCOLA COM UM PROJETO
Como escola católica
Proporcionamos uma aprendizagem de excelência, atendendo à individualidade de cada um.
No Colégio, os nossos alunos são convidados a participar na nossa proposta educativa de uma forma interventiva.
Órgãos de Gestão
Administração
A Administração é o órgão que representa e define a orientação da Instituição em toda a sua plenitude, exercendo a sua ação de planificação e execução estratégica em ordem aos fins educativos e da CONFHIC. A Diretora Administrativa do Colégio é a Irmã Cidália Araújo e representa a entidade titular.
Direção Pedagógica
A orientação pedagógica da atividade letiva do Colégio é da responsabilidade do Diretor Pedagógico. Para essa tarefa conta com a preciosa colaboração da Diretora Administrativa e de cinco assessores.
À Direção Pedagógica compete organizar e dinamizar a escola, em todas as suas áreas e dinâmicas, direcionando-a para o sucesso dos alunos, em consonância com o ideário da escola Franciscana Hospitaleira. Enquanto escola católica, o exercício da sua missão é assente em valores humanístico-evangélicos. É constituída por Luís Caetano, Diretor Pedagógico, Ir. Cidália Araújo, Diretora Administrativa e por assessores: Prof. Duarte Nuno, com a coordenação do 2.º Ciclo, Prof.ª Marisa Oliveira, com a coordenação do 3.º Ciclo, Prof.ª Joana Nunes, com a coordenação do Ensino Secundário, Prof.ª Luísa Gonçalves no secretariado da Direção e Ir. Lurdes Matias na coordenação do pessoal não docente.
Na coordenação do Pré-escolar contamos com a Educadora Catarina Martinho e na Direção Técnica da Creche com a Educadora Joana Medeiros.
A coordenação do 1.º Ciclo está a cargo da professora Anabela Nunes.
Colégio Bonança
Instalações / Recursos
O Colégio está situado na Cidade de Vila Nova de Gaia, freguesia de Mafamude, Rua
Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 1366, próximo do Hospital, do Edifício do Tribunal e da
Câmara de Gaia.
Desde os anos 30 que o Colégio tem vindo a aumentar e a reformular os seus espaços
físicos, a fim de responder melhor aos desafios educativos de cada época e para
veicular os valores humano-evangélicos e culturais do seu Projeto Educativo.
O Edifício central (palacete) exibe uma singular beleza arquitetónica sendo uma das
marcas mais significativas do património existente na cidade. No prolongamento deste
edifício aparece o edificado afeto à lecionação, a Capela e o bloco do Internato e
Creche. O Colégio vê agora a sua área aumentada, em cerca de 3.000m2, na Rua
Teixeira Lopes, onde foi edificado um novo bloco para os alunos do Pré-escolar, espaço
de recreio e bar. Na mesma zona surgiu ainda o tão desejado campo de jogos exterior,
para a prática de várias modalidades regulamentares. A área total de implantação
afeta à prática letiva ronda agora os 10.000m2.
Novas instalações
Desde os anos 30 que o Colégio tem vindo a aumentar e a reformular os seus espaços físicos, a fim de responder melhor aos desafios educativos de cada época e para veicular os valores humano-evangélicos e culturais do seu Projeto Educativo.
O edifício central (palacete) exibe uma singular beleza arquitetónica, sendo uma das marcas mais significativas do património existente na cidade. No prolongamento deste edifício aparece o edificado afeto à lecionação, a Capela, o bloco do Internato e a Creche. O Colégio vê agora a sua área aumentada, em cerca de 3 000 metros quadrados, na Rua Teixeira Lopes, onde foi edificado um novo bloco para os alunos do Pré-escolar, espaço de recreio e bar. Na mesma zona surgiu ainda o tão desejado campo de jogos exterior, para a prática de várias modalidades regulamentares. A área total de implantação afeta à prática letiva ronda agora os 10 000 metros quadrados.
Colégio de Nossa Senhora da Bonança
História
A nossa história começa no século XIX, no ano de 1894, com a fundação do Colégio de Nossa Senhora do Rosário em Vila Nova de Gaia, sendo o seu funcionamento no extinto Convento Corpus Christi, sob a mão das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas.
1923
Mudança das instalações para a R. do Castelo, nº 1, em Vila Nova de Gaia, com o nome Colégio Creche de Nossa Senhora da Bonança.
1927
A 8 de outubro - o Colégio desdobra-se saindo dele um pequeno grupo de alunas semi-internas para o Palacete da Bandeira, à R. General Torres, nº 27 a 31 pertença da família Barros que mais tarde (1949) o vendeu por um preço simbólico à Congregação das Irmãs Franciscanas. De salientar que referida família esteve, desde o início, ao lado do projeto de assistência a meninas carenciadas protagonizado por estas religiosas já na zona do Candal onde se situava o Colégio Creche. Esta nova casa destinava-se, em parte, a custear as despesas daquela instituição.
1930
Documento de 1930 refere que o antigo Palacete da Bandeira funciona com “o Curso dos Liceus e se aprende Instrução Primária, pintura, piano, arte aplicada, bordados, bilros etc.”.
1938
No ano letivo de 1938/39 – as alunas passam a obter equivalências dos seus cursos ao nível do ensino oficial, indo fazer exames ao Liceu Carolina Michaëlis, no Porto. Nesta época já consta dos livros a existência de alunas internas, semi-internas e externas.
1945
O Colégio alarga o seu perímetro, adquirindo propriedades nas imediações por compra a “José Creissac e sua mulher”. O objetivo é alargar as instalações e dispor de espaço para mais de duas centenas de alunas internas, semi-internas e externas.
1949
O Palacete da Bandeira passa a ser propriedade da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas; É concedido o alvará nº 986 para o Ensino Primário e Liceal (1º, 2º e 3º Ciclos), Era sua diretora pedagógica a Irmã Ester Ogando de Araújo.
1953
A 1 de dezembro – em Assembleia Geral são aprovados os primeiros Estatutos da Associação de Antigas Alunas e é eleita a sua Direção.
1954
Constam desta data os primeiros registos de distribuição de sopa aos pobres. O número máximo dessa distribuição é atingido em 1959 – 14220 sopas…
1958
Com a direção da Ir. Maria Luísa, o Colégio mantém-se com grande frequência, cerca de 400 alunas, tanto internas como externas: pouco mais de uma centena no curso primário, a passar de três centenas no curso secundário;
1968/69
Instalam-se em casa próxima do Colégio da Bonança, também pertença da CONFHIC, as meninas seráficas para se prepararem para o noviciado.Também as neo-professas que voluntariamente querem ingressar na Congregação, aí se preparam para a sua profissão perpétua;
1973
É nomeada Madre Superiora a Ir. Maria Emília Monteiro que vai enfrentar, com apoio de docentes leigos e Pais de alunos, os tempos tumultuosos para o ensino particular que se seguem ao 25 de abril de 1974. O Colégio da Bonança soube responder aos desafios. A Escola torna-se mais atraente… Mais cuidado no rigor científico e disciplinar. Em sintonia com “os ventos do Concílio Vaticano II”, um novo vigor pastoral, revitalizou a formação cristã católica das alunas e de toda a comunidade educativa através da criação e acompanhameno de grupos juvenis (JEC, JUC, Oásis, Jufra) e, simultaneamente, mais dinamismo nas celebrações, encontros, dias de reflexão, liturgia renovada, etc.;
1979/81
Caminha-se no sentido das pedagogias ativas, aplicação de métodos comunicativos e funcionais no domínio das línguas estrangeiras, mais cuidado e exigência no recrutamento de professores. Inicia-se a profissionalização em exercício no próprio estabelecimento de ensino particular;
1992
A década de 90 obriga a adaptação da missão de educar às necessidades do Homem e assim se prepara o Colégio para as exigências das novas tecnologias;
1994
Tendo como Madre Superiora a Ir. Elisa Cortês, o Colégio abre-se à coeducação, adaptando o edifício a essa circunstância; à medida que vamos sendo desafiados, vamos respondendo aos desafios: criação de parque informático, aquisição de computadores para atividades lúdicas, quadros interativos, sala multimédia, atualização de laboratórios, salas de jogos, modernização e informatização da biblioteca…;
1992
A década de 90 obriga a adaptação da missão de educar às necessidades do Homem e assim se prepara o Colégio para as exigências das novas tecnologias;
1994
Tendo como Madre Superiora a Ir. Elisa Cortês, o Colégio abre-se à coeducação, adaptando o edifício a essa circunstância; à medida que vamos sendo desafiados, vamos respondendo aos desafios: criação de parque informático, aquisição de computadores para atividades lúdicas, quadros interativos, sala multimédia, atualização de laboratórios, salas de jogos, modernização e informatização da biblioteca…;
2002 - Comemoração dos 75 anos de vida do CNSB. Com a presença de todas as altas individualidades de Vila Nova de Gaia e representantes de estabelecimentos de ensino da área, não olhamos a esforços para que nesse dia a celebração das bodas de diamante fosse um marco na história desta instituição. Foi um momento de grande alegria, em que toda a comunidade educativa congregou energias e, numa celebração eucarística, de manhã e numa tarde cultural, projetamos bem alto o carisma desse Colégio;
2005 - Novos ventos começam a soprar no CNSB. Nomeada diretora pedagógica uma antiga aluna, a Ir. Lúcia Fernandes, há um forte apelo no empenho de todos e em particular dos alunos, uma forte motivação para que esta escola seja "um caso de sucesso". Este era o seu modo de estímulo no dia a dia. Houve a preocupação de sermos diferentes, de nos ocuparmos, também, solidariamente com Instituições que fossem exemplo de apoio à comunidade local mais necessitada. Dinamizámos momentos de unidade na Família Bonança. Destaca-se, por exemplo, a continuidade do "Festival de Famílias" que agregava boas vontades e talentos de pais, filhos e de professores.
2007 - Nasceu o Projeto CriAR-TE, com o objetivo de "Fazer a mudança/Ser a força da mudança", baseado no princípio do "Inspira-te, energiza-te e move o que há de melhor em ti". Este projeto levou à constituição de vários clubes, com número reduzido de alunos, para que fossem capazes de alavancar as suas capacidades e ultrapassar dificuldades.
2008 - O CNSB participou no Forum AEEP, expondo, num dos pavilhões da Alfândega do Porto, o melhor que esta Comunidade Educativa fazia. "A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade".
2008 - O Dr. Marco Aurélio, deu início a uma direção pedagógica leiga. A necessidade de abrir horizontes trouxe novos desafios mas também continuidade no espírito de mudança que vinha de trás. A título experimental, foi iniciada a avaliação de desempenho dos docentes, houve um maior impulso ao CriAR-TE de que tinha sido mentor, incentivou a Formação Contínua dos professores, investiu-se na profissionalização daqueles que ainda não a tinham. A avaliação contínua teve um grande impulso, o rigor e exigência eram imperativos diários. Houve um esforço para que se implementasse o uso de material tecnológico em contexto de sala de aula, houvesse heterogeneidade no ensino porque os alunos são diferentes e recusam os mesmos modelos na aprendizagem. O Projeto-Escola foi-se concretizando com profissionalismo, formação, coesão, interação entre direção, professores, alunos, pais, funcionários. No final de cada ano, "os Dias Abertos" eram uma Mostra Formativa dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos tendo em conta os programas e a especificidade de cada disciplina. Foi a promoção da criatividade.
2009 - Criada a semana da didática da Língua Portuguesa, o FantasLíngua, iniciativa anual, foi uma realidade (interrompida apenas graças à crise epidémica do SarsCov 2) que chamou à escola altos representantes da nossa Língua Nativa desde escritores, poetas, figuras do cinema, da arte, da vida política, da vida religiosa... para falarem e discutirem assuntos pertinentes com os alunos de todos os sectores de ensino, desde o pré-escolar ao 12º ano. Estimulou-se o gosto pela leitura.
2011- Nomeado diretor pedagógico o Dr. António Madureira, tentou continuar o trabalho deixado pela anterior direção, pois a educação é um nunca acabar de projetos e de metas que continuamente se vão construindo, é um trabalho nunca acabado.
2014 - A mudança da equipa diretiva do CNSB (Ir. Cidália Araújo, diretora administrativa e Dr. Luís Caetano, diretor pedagógico) vem trazer arrojo, inovação, maior dinamismo, criatividade, mas também grande exigência. Para tal, o Colégio impõe a si mesmo o exercício de contínua superação, de diálogo, de trabalho, de proximidade e de atualização pedagógico-didática, para que os ideais, os valores, as convicções permitam ao aluno encontrar a sua real vocação: "Ser Feliz". Simultaneamente investiu-se numa maior abertura do colégio ao meio envolvente, às novas tecnologias, à interação com instituições/universidades e realização de parcerias e vários grupos de alunos realizaram os campos de férias de verão em Inglaterra. Abriram-se novos destinos, pela Europa, com os passeios anuais, dos diferentes Ciclos de ensino.
2015 – Deu-se inicio à renovação de espaços já existentes mas com necessidade de grande modernização permitiu a abertura do Berçário e Creche, valências que não existiam, a renovação e ampliação de todo o Pré-escolar, e das instalações do internato feminino que, entretanto, passou a ter demasiada procura.
2015 – Arrancaram também as obras na casa de Nazaré, na Rua Teixeira Lopes, pertença da CONFHIC e, nesse mesmo ano, as Irmãs que residiam em diferentes espaços do colégio (palacete e internato) mudaram para este prédio passando a ser a sua residência oficial.
2016 – O colégio viu aumentar, significativamente, o número de alunos, graças ao esforço de atualização e dinamização pedagógica, incrementada pelo Diretor pedagógico – Dr. Luís Caetano e corpo docente. Os frutos deste esforço viram-se espelhados em resultados fantásticos, em sede de escrutínio público, o que levou à vinculação de muitas e novas famílias ao CNSB. Aumentou, igualmente, e de forma exponencial, a oferta e inscrições nas AEC´s (atividades de enriquecimento curricular) tendo obrigado à requalificação de novos espaços, particularmente no palacete e no piso 0 do internato.
2016 – Com o alargamento do ensino Pré-escolar o CNSB duplicou a sua oferta formativa neste setor e viu ser necessário ampliar também a resposta da Creche que tinha sido aberta no ano anterior, passando igualmente para o dobo da sua capacidade. Tendo este setor atingido tão rapidamente a sua máxima otimização, o CNSB marcou o início deste ano letivo com a colocação da escultura do Anjo da Guarda, na parede deste edifício, confiando todas as crianças e quem as cuida, à proteção Divina e à guarda do Seu Santo Anjo.
2017 - Comemoração dos 90 anos do CNSB sob o tema aglutinador do biénio "90 anos a desenhar o futuro" continuando na senda da construção de uma realidade cada vez mais feliz.
A marcar esta data e com a aproximação dos 175 anos de vida e obra da Ir. Maria Clara foi restaurado o pátio principal do colégio e, no dia 4 de outubro, foi descerrada em lugar de destaque a imponente escultura da Mãe Clara, obra do escultor João Filipe Sá. Esta celebração foi aberta à comunidade Educativa e Local, sem esquecer a presença de antigos alunos que se destacam na sociedade civil, elementos da Câmara Municipal, do Governo Provincial da CONFHIC e contou com a presença do Sr. Bispo D. Manuel Mendes dos Santos que benzeu a escultura da Mãe Clara. Junto da escultura, alunos de diferentes setores, fizeram uma plantação de amores perfeitos - flor preferida da mãe Clara. Os momentos de celebração estenderam-se ao longo do ano letivo, com inúmeras iniciativas que integraram toda a Comunidade Educativa mas tiveram sempre como principais protagonistas os alunos.
2017 - destacou-se, no décimo quarto dia do mês de março, mês 3 (3,14), a obtenção do Guiness World Record, o maior Pi Humano, que mobilizou praticamente toda a família Bonança.
2018 - Com o lema, Vigilantes na noite sob o olhar providente de Deus, a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição inaugurou um Ano Jubilar - 2017 - 15 de junho - 2018 - que celebra o 175º aniversário do nascimento da sua Fundadora. A marcar esta data tão singular o CNSB convidou e trouxe ao colégio a sobrinha bisneta da Mãe Clara, acompanhada da sua filha a Drª Ana Sílvia Albuquerque de Oliveira N.A. Magalhães que palestrou sobre a Pedagogia e Ideário da Escola Franciscana Hospitaleira, seguido de um fraterno convívio. Foi para todos um momento marcante!
2018 – A encerrar o biénio dos 90 anos do CNSB e com as celebrações dos 175 anos da vida e obra da Fundadora, procedeu-se ao restauro da capela e do claustro do colégio onde se descerrou e benzeu, no final do mês de maio, a belíssima escultura de S. Francisco de Assis, da autoria do escultor João Filipe Sá. A celebração dos 175 anos da Mãe Clara culminou com a Peregrinação a Fátima, realizada pela CONFHIC e com a atribuição dos prémios do concurso dos “amores perfeitos” para a Mãe Clara.
2020 - Educar é um desafio: é escrever, desenhar o futuro. Para tal obrigámo-nos a pensar, a construir, a apresentar ideias, a desenvolver produtos, a resolver problemas. E estes desafiaram-nos. Devido ao SarsCov 2, num único fim de semana, montámos as infraestruturas tecnológicas necessárias para dar resposta, pelo ensino à distância, à continuidade das aulas iniciadas estas nas duas últimas semanas do segundo período... A experiência nestes anos mais próximos também ajudaram a crescer, a procurar o conhecimento por outras vias, outros caminhos... a conseguir atingir além do conhecimento, como sempre, a procura da felicidade.
2022 - Nos últimos 7 anos, foram criadas a Academia das Artes, estruturados as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's), o Desporto, as Línguas Estrangeiras, a vivência dos Valores que, acreditamos, levam os alunos ao sucesso e a ser felizes. Promovemos mecanismos de autorregulação... Concorremos a concursos a nível nacional que ganhámos ou nos posicionaram em lugares honrosos, Olimpíadas, projetos "Ciência na Escola", "A Empresa", Campeonato SuperTmatic,... Somos uma Escola Intercultural e integrámos a Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), Eco-Escola, Escola Azul, Escola Solidária... Fizemos visitas de estudo, visitas de campo, viagens culturais ao estrangeiro...
Os resultados académicos estão ao nível dos melhores, sendo, de momento, a melhor escola de Vila Nova de Gaia.
2021/2022 - Obras - Apesar dos muitos obstáculos o CNSB não parou no tempo. É necessário crescer também fisicamente e enriquecer espaços. Com a renomeação e chegada da diretora administrativa que já dera impulso, anteriormente, a novas construções (o berçário e a creche), o sonho de anos começa a concretizar-se: a modernização dos espaços físicos e o crescimento da área estrutural do CNSB. Apesar de algum desconforto momentâneo e da necessidade de encontrar espaços alternativos de modo a as aulas serem afetadas o minimamente possível, as obras iniciam-se num bom ritmo para que o mais brevemente possível estejam prontas e permitam novas e melhores instalações que os alunos e seus professores bem como os pais desejam e merecem. O futuro é prometedor. Sejamos capazes de o tomar em mãos e construí-lo em benefício de todos os alunos.
"Somos Bonança".