EN FR PT ES
Logo Colégio de Nossa Senhora da Bonança - cnsb - gaia - cor

Noticias e Acontecimentos

Bonança dia-a-dia

Semana Cultural dos oitavos

A Semana Cultural dos oitavos anos começou com uma visita de estudo à Régua, realizada no dia 21 de junho de 2021, uma segunda-feira.

Pelas 9:25h da manhã, o comboio chegou e todos os alunos que já se encontravam na estação, juntamente com os professores, seguiram caminho. A viagem durou cerca de 2 horas.

Quando chegámos ao destino, fomos a pé ao Museu do Douro. Os alunos foram divididos em três grupos: dois grupos foram visitar o Museu cada um com o seu guia cada e o terceiro foi realizar uma atividade lúdica dinamizada pelas Oficinas Babel.

Durante o almoço, estivemos todos juntos a saborear os acepipes, guardados dentro das mochilas, e a contemplar a linda paisagem do Douro. Posteriormente, pudemos, ainda, passear um pouco pelas imediações.

A viagem de regresso decorreu sem imprevistos e chegámos todos muito alegres à estação de Campanhã pelas 19:05h.

Foi uma visita foi muito interessante e didática para todos os que nela participaram.

Não dia seguinte, terça-feira, tivemos uma manhã bastante preenchida e intensa. Aconchegados com pipocas, vimos um filme muito interessante, “O Sonho de Wadjda”, sobre uma estudante da Arábia Saudita. As atividades realizadas, antes e depois da visualização do filme, levaram-nos a analisar e a refletir sobre esse tema para posteriormente escrevermos um texto com o sonho que desejávamos para os nossos amigos.

Chegados a quarta-feira, o dia solarengo de início de verão reservava-nos uma visita de Campo, realizada a pé, ao Centro Interpretativo do Património da Afurada (CIPA). Descemos pela antiga rua Direita, renomeada Cândido dos Reis para homenagear o herói republicano e, depois, seguimos sempre pela marginal do Douro. Aqui e ali, fizemos paragens para as habituais fotos mas, também, para integrar algumas competências desenvolvidas no âmbito do projeto DAC.

No CIPA, fomos muito bem recebidos e pela explicação clara e sabedora, ficámos a conhecer melhor o nosso território e a reconhecer a sua genuinidade.

De regresso, houve tempo para mais pontos de paragem explicativos mas, também, para cantorias, gelados e voltinhas de trotinete.

Após 12 km, chegámos ao Colégio ofegantes, mas com pena da semana ter acabado, porque estes últimos dias foram top!!!

Margarida, 8.ºA; Gabriela, 8.ºB; Mateus, 8.ºC

[2021-06-21]