14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.
Na verdade, este projeto começou a delinear-se no tempo de Verão. Já em setembro, a Coordenadora do Departamento de Matemática, Marisa Oliveira, desafiou o grupo a levá-lo a cabo, mas dadas as exigências, rapidamente, passou a ser uma atividade da escola e da comunidade. Após alguns meses de trabalho, em equipa, cada um, nas suas áreas e com os seus saberes, contribuiu para a concretização desta efeméride. Mas, para que este dia especial fosse possível, a comunidade educativa contou, também, com a colaboração de várias parcerias, nomeadamente para assegurar a logística e o transporte até à Serra do Pilar, lugar onde culminou o acontecimento.
Agora, como sempre, é preciso repensar novos caminhos que reforcem o papel da educação na valorização do conhecimento e, neste tempo complexo, o prestígio alcançado ao longo dos nossos 90 anos, leva-nos a acreditar que o empenho, o trabalho e a força de vontade de todos continuarão a permitir reforçar os limites, bem como a capacidade de imaginar, de projetar e de sonhar. Se 2018, revelou mais um ano de conquistas e de muitos sucessos, é porque acreditamos que ensinar e educar são verbos que se completam e que espelham o processo de formação dos nossos alunos, pelo que continuaremos a trabalhar no sentido de desenvolver todas as suas dimensões, tal como propõe o nosso Projeto Educativo. Defendemos que a escola deve transmitir valores humanos e religiosos em todos os momentos e em qualquer lugar: sala de aula, recreios, visitas culturais ou solidárias e, desta forma construímos um saber autêntico e perene, conscientes de que a excelência não tem fronteiras.
Assim, este desafio que era enorme e parecia inatingível, até pelas forças climatéricas, foi alcançado de forma notável, graças ao esforço coletivo de alunos, professores, pais e restantes membros da comunidade educativa, pelo que todos estão de parabéns.
http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/108472-largest-human-pi-symbol
Prof. Maria Luísa Pinto

