No dia 12 de junho de 2018, as quatro turmas do 10º ano do CNSB puderam desfrutar da oportunidade única de visitar duas regiões emblemáticas e únicas do nosso país, Nazaré e Óbidos.
A partida realizou-se muito cedo, às 7h30m da manhã. No entanto, como quem corre por gosto não cansa, a excitação reinava sobre o sono existente: as expectativas revelavam-se elevadas para aquele que seria o último passeio do ano, onde esperávamos conviver e divertirmo-nos muito. A verdade é que não fomos minimamente defraudados.
Essa excitação revelou-se também na viagem de 3 horas até ao nosso primeiro destino, Nazaré. Embora fosse esperada uma viagem longa e cansativa, esta foi tão animada com risos, conversas, convívio, jogos de cartas e até música da Maria Leal, que o tempo passou verdadeiramente a correr.
Logo à saída do autocarro fomos encantados pela magia da paisagem: o céu encontrava-se encoberto, mas nem tal “azar” retirou o encanto à viagem de funicular ou às verdadeiras “sessões fotográficas” realizadas, tendo como fundo a beleza da areia branca e da água cristalina da paisagem nazarena. Fizeram-se jogos de futebol de praia, brincadeiras na areia e ainda houve alguns corajosos que banharam os pés no mar! O almoço foi, igualmente, delicioso, não apenas pela refeição, mas também pela companhia.
Depois do almoço, viajámos durante meia hora até Óbidos, para o segundo momento do nosso épico passeio. Neste local, subimos as muralhas de um enorme castelo e, apesar do cansaço e das eventuais vertigens de uns ou outros elementos, as memórias retiradas deste percurso são de folia, diversão, risos e fotografias, tendo como fundo as fantásticas paisagens campestres que rodeavam o castelo. Foi uma viagem muito agradável!
Após termos terminado o nosso passeio a Óbidos, o regresso a casa foi, de novo, maravilhoso, não faltando muita animação apesar do cansaço. Além disso, houve ainda uma paragem a meio para realizarmos um piquenique com o lanche fornecido pelo Colégio e, dessa forma, todos puderam repor as energias perdidas.
Com tudo o que nos proporcionou, esta viagem foi verdadeiramente espetacular!
Ricardo Guerra
10º Ano 3
[2018-06-12]
