EN FR PT ES
Logo Colégio de Nossa Senhora da Bonança - cnsb - gaia - cor

Noticias e Acontecimentos

Bonança dia-a-dia

Professores do CNSB retemperam forças

“… a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força…”
 Almeida Garrett, Viagens na minha Terra

Apesar das dúvidas do itinerário, chegou o momento da fotografia de grupo e da partida.

Sempre atentos às mensagens que iam sendo enviadas e, ainda, sem certezas do percurso, a manhã ia prosseguindo e a boa disposição do grupo era visível e bem audível.

De “bilhete” na cabeça, diga-se chapéu, condição imposta pelo grupo dinamizador, todos se mostravam muito cúmplices e curiosos. Descoberto o destino, “Aveiro”, formados os grupos, foi tempo de percorrer uma longa Avenida e chegar ao cais, onde nos esperavam dois lindos moliceiros que nos transportaram até às salinas.

Embora o sol continuasse envergonhado, tivemos oportunidade de apreciar e contactar com o trabalho dos marnotos, de saborear a salicórnia e de conhecer os diferentes tipos de sal, bem como experienciar os produtos de cosmética oriundos deste “ouro branco”. Regressados aos barcos esguios e coloridos, com desenhos tradicionais e cores garridas, percorremos o outro lado da cidade.

Após o almoço, houve, ainda, um trabalho de grupo que exigiu criatividade e destreza pedonal e uma aula prática de gastronomia, onde todos, sem exceção, puderam pôr as mãos na massa, ou seja, nos emblemáticos e genuínos ovos moles.

A longa viagem de regresso mostrou que, apesar de as horam avançarem, a animação continuou sem grandes agitações para regozijo dos restantes passageiros do comboio.

Como conclusão, resta agradecer a todos quantos proporcionaram este excelente passeio que, para além dos aspetos pedagógicos, trouxe uma vivência lúdica que enriqueceu o dia e, como disse a coordenadora / organizadora deste evento, mostrou que com algumas palavras-chave tudo é possível.

Um OBRIGADA COLETIVO aos organizadores que nos levaram à Veneza Portuguesa e, também, um agradecimento à Direção, na pessoa da Irmã Cidália, Madre Superiora, pelo voto de confiança e pela presença neste dia tão “saboroso” ao reino do sal.

Maria Luísa Pinto
25 de julho de 2018[2018-07-25]