No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001, de forma a valorizar e promover a aprendizagem das várias línguas faladas no nosso continente, defendendo-as como mecanismos importantes para a compreensão intercultural dos inúmeros países que constituem a Europa. Permitindo um currículo mais rico a nível de estudos e, assim, mais oportunidades de emprego, o plurilinguismo é essencial no mundo de hoje.
Atualmente, a celebração deste dia prova, precisamente, que a Europa assume o compromisso não de criar barreiras, mas de abrir portas para os seus habitantes.
Deste modo, o CNSB, mais uma vez, não podia ignorar este dia. Aliás, tinha de lhe dedicar a inovação e originalidade que o caracterizam. E, para tal, várias aulas foram lecionadas de acordo com o projeto CLIL – Content and Language Integrated Learning -, ou seja, independentemente do conteúdo curricular que abordaram, o tema foi desenvolvido numa língua estrangeira. Deste modo, professores de disciplinas científicas como Matemática e Físico-Química desafiaram os seus conhecimentos linguísticos e explanaram a matéria em Inglês e professores de línguas revelaram as suas qualidades como poliglotas e expuseram a sua língua num idioma distinto.
Além disso, a decoração do Colégio para este dia foi, também, um elemento de destaque. Na portaria, encontravam-se penduradas camisolas com elementos identificativos dos diferentes países europeus onde foram adquiridas e desenhos coloridos, realizados pelos alunos do 1.º Ciclo, preencheram as paredes do nosso colégio, com frases típicas dos vários países europeus.
E assim decorreu, em beleza, a celebração deste dia tão importante!
Ricardo Guerra
11.º 3
[2018-09-26]
