No dia 26 de fevereiro, no âmbito da disciplina de História A, a turma do 10º ano do curso de Humanidades, juntamente com a professora Elisabete Jesus, dirigiu-se à zona ribeirinha do Porto para visitar a Casa do Infante. Assim designada por se pensar que aí nasceu o Infante D. Henrique, este local foi classificado como Património Cultural da Humanidade na década de 1990.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de interpretar vestígios da ocupação romana, medieval e da época moderna, com destaque para a antiga Alfândega e Casa da Moeda que ali se situaram durante vários séculos.
Além de todo o conjunto de alterações que o edifício sofreu, a visita permitiu também compreender a evolução da cidade do Porto, com recurso a uma maqueta interativa.
Numa outra parte do museu, dedicada à época dos Descobrimentos, os alunos puderam melhor conhecer a figura do Infante D. Henrique e inteirar-se do seu papel no processo da Expansão marítima, assim como das várias viagens e explorações realizadas pelos portugueses, resultantes do seu contributo.
Em suma, a turma considera que a visita de estudo foi benéfica para a nossa aprendizagem, uma vez que permitiu analisar e assimilar conteúdos de História de uma maneira diferente e igualmente enriquecedora.
Bruna Sousa, 10.3
[2019-02-26]
