No dia 4 de novembro de 2019, os alunos do 6º ano do CNSB foram a Famalicão visitar o Museu Bernardino Machado e o Museu da Indústria Têxtil, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.
A viagem até àquela cidade fez-se de autocarro e por volta das 9:30, as três turmas deste ano de escolaridade já se encontravam a visitar o Museu Bernardino Machado. Aquiaprenderam sobre a vida deste político português, que veio do Brasil para Portugal em 1860. Aqui, formou-se e foi professor universitário, bem como deputado e até Presidente da República, eleito duas vezes. Era um defensor do ensino para todos, incluindo as meninas!
Depois do almoço partilhado, os alunos, acompanhados pelos seus professores, visitaram o Museu da Indústria Têxtil. Este museu, situado numa antiga fábrica de fiação e tecelagem, na Bacia do Ave, dá a conhecer máquinas antigas de fiar e de tecer. Algumas foram ligadas e “comandadas” pelo Sr. Costa, para que se percebesse melhor o seu funcionamento e como se produzia o vestuário no século passado.
O regresso ao Colégio fez-se sob o céu cinzento e sombrio, mas a alegria e a boa disposição não faltaram na viagem. Foi um dia de escola diferente!
[2019-11-04]
