Fundada em 1871, a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) celebrou os seus 150 anos de existência no dia 3 de maio.
Após a primeira aula da manhã, (9h50) a convite da Madre Superiora, Irmã Salomé Gonçalves, docentes e não docentes do CNSB reuniram-se à volta de uma mesa para celebrar este grande acontecimento, que se deve ao sonho de Deus que se cruzou com a inspiração dos nossos queridos e audazes Fundadores, Irmã Maria Clara do Menino Jesus e Padre Raimundo dos Anjos Beirão.
Foi um momento celebrativo que, apesar da simplicidade, reforçou o Carisma da Hospitalidade vivido e partilhado pelas Irmãs da Fraternidade de Nossa Senhora da Bonança, que receberam a comunidade educativa ao som do hino “150 Anos a Iluminar e a Aquecer” e onde não faltou, também, a Bandeira da Congregação. Seguiram-se umas breves palavras da Madre Superiora, que explicou aos mais novos a razão deste encontro e da emoção vivida, neste dia, por todas as Irmãs espalhadas pelos vários continentes, seguindo o mesmo lema dos Fundadores: “Fazer o bem onde houver o bem a fazer”,a Irmã Salomé Gonçalvesreforçou que para isso todos somos necessários: consagradas e leigos, pois todos fomos escolhidos para viver a chama da hospitalidade e continuar a produzir novos frutos, no mundo de hoje.
Depois de um bolinho, regressamos às salas de aula, comprometidos a continuar a testemunhar, junto dos nossos jovens, a missão da Mãe Maria Clara.
Maria Luísa Pinto
Prof. CNSB
[2021-05-03]