No passado dia 25 de março, os alunos do 7.º ano do CNSB realizaram uma visita de estudo ao WOW (World of Wine), mais especificamente a um dos seus seis museus – Museu da Moda e do Têxtil – com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a realidade destes setores em Portugal.
O primeiro piso é dedicado à indústria têxtil e logo ao entrar no museu, encontra-se uma linha do tempo que relata acontecimentos desde 1573 a 1930 que influenciaram a evolução do setor. Esta é tão impressionante que, em 1915, o crescimento era tal que no Norte do país se contavam 153 fábricas e 20000 operários.
Logo de seguida, deparamo-nos com o mapa de Portugal e as zonas do país onde o têxtil é mais produzido, sendo estas no Litoral e no Norte. Também foi possível visualizar, entre outras coisas, máquinas e linhas de costura de variadíssimas cores, anúncios antigos das fábricas de têxtil, amostras de tecido, as características principais dos têxteis, etc.
Ainda no primeiro piso do museu há várias oficinas e uma montra, revelando os processos produtivos desde a fiação, debuxo, tecelagem, tinturaria, até à confeção e montra e uma capela, com vista de cima, construída por Nicolau Nasoni.
Já no segundo piso, dedicado à moda portuguesa, ao calçado nacional e à arte da filigrana, aprecia-se peças icónicas e o seu processo, criadas por designers portugueses, como Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro, Ana Salazar, José António Tenente, João Tomé e Francisco Pontes ou Manuela Gonçalves.
Para o calçado, existe também um espaço onde se exibe uma linha de montagem de calçado para todos, desde o esboço, com vários desenhos em papel, até à materialização, cujo material foi cedido pelos designers Luís Onofre e Carlos Santos, e pelo Centro Tecnológico do Calçado em Portugal.
A visita acabou com as duas turmas felizes por terem aprendido e claro, por se terem divertido.
“A alegria de vestir é uma arte” – John Galliano
Maria Gorgal Pereira, 7.º B
[2022-04-05]