EN FR PT ES
Logo Colégio de Nossa Senhora da Bonança - cnsb - gaia - cor

Noticias e Acontecimentos

Bonança dia-a-dia

Aluna do 12.3 premiada no Parlamento Europeu

No passado dia 10 de abril, Maria Manuel Cunha Ferreira, aluna do 12.º ano, Curso de Línguas e Humanidades, do nosso Colégio brilhou no cenário europeu ao conquistar o primeiro lugar nacional no prestigiado concurso de tradução Juvenes Translatores e, como vencedora, teve a oportunidade única de representar Portugal em Bruxelas, onde se juntou aos restantes vencedores dos outros Estados-Membros da União Europeia para receber o respetivo prémio de tradução.

O galardão, resultado da sua participação no referido concurso, organizado pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, que premeia jovens tradutores e visa promover a aprendizagem de línguas nas escolas e dar aos jovens uma ideia do que é ser tradutor, reconhece o talento linguístico e a dedicação de jovens tradutores de toda a União Europeia.

A jovem, que se destacou entre milhares de participantes, pelo rigor linguístico, criatividade e fidelidade ao texto original, representou com orgulho a sua escola, a sua região e o país na cerimónia oficial que decorreu na capital belga e contou com a presença de representantes das instituições europeias, professores, tradutores profissionais e os premiados de toda a Europa.

Para a Maria Manuel a experiência foi marcante e inesquecível:

Em apenas uma palavra, eu descreveria a minha experiência com o concurso “Juvenes Translatores” como sendo transformadora. 

É gratificante ver o nosso trabalho reconhecido, mas mais surreal ainda é perceber o quão longe ele nos pode levar. Nunca pensei que uma simples tradução, que fiz com tanto gosto, me pudesse abrir tantas portas, mas a verdade é que aconteceu. Desde ter conhecido profissionais admiráveis, a ter feito amizades, que com certeza guardarei para sempre, esta ida a Bruxelas, no coração da Europa, foi muito inspiradora e uma oportunidade única para aprender mais sobre as culturas que nos rodeiam e que, embora por vezes pareçam distantes, são mais parecidas do que imaginamos. Foi uma honra representar o meu país e discursar na cerimónia de entrega de prémios. 

Com certeza será para sempre uma das minhas memórias mais especiais. Sinto que saio desta experiência uma pessoa mais confiante, mais culta, atenta ao mundo que nos rodeia e, acima de tudo, corajosa para enfrentar qualquer desafio que me seja colocado. Afinal, nunca sabemos o que o futuro nos reserva e, neste caso, guardava uma versão de mim que fico feliz de ter encontrado. É verdadeiramente uma iniciativa especial que, decerto, recomendo a todos que tenham a possibilidade de participar.

Esta distinção sublinha não só o talento individual desta jovem aluna, mas também a importância do ensino das línguas e da tradução como pontes entre culturas. A vitória é também motivo de orgulho para a escola, para a comunidade educativa e para o país.