EN FR PT ES
Logo Colégio de Nossa Senhora da Bonança - cnsb - gaia - cor

Noticias e Acontecimentos

Bonança dia-a-dia

Por terras da Batalha de Aljubarrota

No dia 12 de março as turmas do 5.º ano rumaram a Aljubarrota e, imbuídos no espírito de cavalaria medieval, foram espetadores atentos e assistiram à vitória do exército português na Batalha de Aljubarrota (14 Agosto de 1385), momento muito especial na História e independência de Portugal. 

Visitaram o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) que ocupa uma área do campo que, outrora, foi palco do confronto bélico entre os povos peninsulares. Entre algumas curiosidades ficaram a saber que a armadura de um nobre pesava cerca de 40 kg. Em seguida rumaram ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha, a sua construção teve início em 1386 e surgiu como cumprimento de uma promessa do rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota. 

As obras prolongaram-se por mais de 150 anos, através de várias fases de construção. Esta duração justifica a existência, nas suas propostas artísticas, de soluções góticas, manuelinas e um breve apontamento renascentista.  A visita ao edifício foi guiada por atores que, trajados à época, foram dando a conhecer os vários espaços de entre os quais se conta a igreja, dois claustros e dois panteões reais, a Capela do Fundador e as Capelas Imperfeitas. 

Este monumento nacional, integra a Lista do Património da Humanidade definida pela UNESCO, desde 1983.