Os alunos de Direito do 12.º ano assinalaram o Dia Internacional dos Direitos humanos fazendo pequenas apresentações às diferentes turmas do 5.º ao 12.º anos, destacando que no dia 10 de dezembro de 2023 se celebrou o 75.º ano da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Assim, fizeram uma breve resenha da génese dos Direitos Humanos e respetiva Carta das Nações Unidas, reiterando a necessidade de os fazer cumprir por todos os países do mundo e evidenciando diferentes exemplos atuais de violação dos mesmos.
Enumeraram, também, diferentes personalidades defensoras destes direitos, como Mohandas Karamchand Gandhi, Nelson Rolihlahla Mandela, Martin Luther King Jr., Malala Yousafzai e Narges Mohammad (distinguida recentemente com o Nobel da Paz). Também. nas portas de cada sala, foram colocadas palavras alusivas aos 30 Direitos Humanos e, nos corredores e na entrada do Colégio, vários cartazes.


Outra iniciativa dinamizada, em sala de aula, e em complementaridade com a anterior, passou pela integração do Plano Nacional de Cinema, com a visualização de dois filmes que permitiram aos alunos refletirem sobre outras épocas, em que os Direitos Humanos não existiam formalmente, mas em que se despertavam algumas consciências para a necessidade de se lutar por direitos naturais universalmente respeitados.
Neste sentido, foram projetados os filmes Belle” de Amma Santelle, da cineasta britânica Amma Asante e Selma: A Marcha da Liberdade, da cineasta norte-americana Ava Marie DuVernay. Ambos são dramas com caráter biográfico. Belle foca-se na história verídica de Dido Elizabeth Belle, figura que cumpriu um papel importante na abolição da escravatura, na Inglaterra no século XVIII. Selma: A Marcha da Liberdade centra-se na campanha e luta de Martin Luther King Jr., figura proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, entre 1955 e 1968, ano do seu assassinato.
