A Jornada Mundial da Juventude é um evento emocionante e inspirador para os jovens de todo o mundo. A participação dos nossos alunos na JMJ oferece-lhes a oportunidade de se conectarem com outros jovens de diferentes partes do mundo, de partilharem experiências de fé, num ambiente inspirador e de refletirem sobre questões culturais e sociais relevantes. Ao longo da semana da JMJ, estão previstos momentos de oração, catequeses, apresentações artísticas e culturais, além do grande encontro com o Papa Francisco, que, com toda a certeza, marcará a presença do evento e ficará na memória de todos os participantes.


Neste sentido, os 43 jovens do CNSB, inscritos para a JMJ, estão a preparar-se, através do seu envolvimento em atividades promovidas pela equipa que os vai acompanhar em Lisboa, de 31 de julho a 6 de agosto. Estes encontros preparatórios foram acontecendo ao longo do ano letivo, mas, com a proximidade da data do acontecimento mundial, o grupo tem contado com um maior número de participantes. Os temas abordados, nestes encontros, visam fortalecer a espiritualidade, promover discussões sobre os temas da JMJ, participar em momentos de oração, gerar laços entre os participantes, aprofundar o conhecimento sobre a fé católica e criar momentos de grande convívio e de alegria.
Têm sido momentos diversificados e enriquecedores, em que os nossos jovens se fazem à estrada numa experiência de peregrinos.


Na passada segunda-feira, 10 de julho, a tarde iniciou no Colégio com um grupo de 31 elementos que, de mochila às costas, rumou em direção à Igreja Anglicana da Paróquia de São João Evangelista, mais conhecida por Igreja do Torne. Aí, alunos e professores foram recebidos pelo Bispo Jorge Pina Cabral, que partilhou a sua espiritualidade, fomentando junto dos participantes um testemunho de Igreja Ecuménica, em que o protagonista é Jesus Cristo. Após as despedidas, continuaram a caminhada em direção ao Parque da Lavandeira para desfrutar de um lanche partilhado, onde após o esforço físico se retemperaram as forças e se procurou fomentar o espírito de grupo e de união.
O dia 13 de julho teve várias atividades. Começou pela visita de Marta Esteves, Coordenadora das Relações-Públicas do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto, que veio até ao Colégio para se encontrar com os nossos alunos. Marta Esteves, numa conversa cordial realçou a importância deste evento, esclareceu dúvidas, aconselhou procedimentos a ter em Lisboa e assinalou, o desafio do acolhimento e a importância das pré-jornadas que decorrerão de 26 a 31 de julho em 17 dioceses de Portugal. Informou, ainda, que 16.212 jovens peregrinos de 61 nacionalidades irão encher as ruas da cidade do Porto, numa experiência de partilha, evangelização e missão. Estes peregrinos partirão depois para Lisboa para se juntarem a outros no grande encontro internacional de jovens com o Papa Francisco.


Mais conscientes do que os espera em Lisboa, os nossos jovens puseram a mesa e desfrutaram de um jantar partilhado. De seguida, o grupo teve oportunidade de, num momento de são convívio e de boa disposição, mostrar os seus conhecimentos globais das Jornadas num Quiz didático. Cerca das 21horas, desceram a Avenida da República, VNG, em direção à Serra do Pilar, onde juntos testemunharam a sua fé, numa oração coletiva, e afinaram as vozes, cantando o Hino da Jornada.
No dia 25 de julho, outras iniciativas os esperam, mas não menos desafiantes, pois será uma tarde destinada à 7.ª Arte, repleta de emoções.
Desejamos a todos os jovens peregrinos, que participarão na JMJ Lisboa 23, que esta experiência seja verdadeiramente transformadora, marcante e cheia de bênçãos, que proporcione momentos de alegria, crescimento espiritual e enriquecimento cultural. Queremos, também, que possam aproveitar ao máximo todos os momentos e que regressem com o coração cheio de inspiração e motivação para viver com entusiasmo a sua fé.
Maria Luísa Pinto
