O CNSB aderiu, mais uma vez, ao desafio “O Mar Começa Aqui” lançado pela Eco-Escolas e, em parceria com a autarquia de Gaia, efetuou a pintura de uma sarjeta nas proximidades do Colégio.
Como se sabe, as sarjetas são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. No entanto, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 5.º ano B discutiram sobre o tema da poluição marinha e em grupo elaboraram várias propostas de ilustração.

Depois de uma votação interna para eleição do trabalho a executar, a turma do 3.º ano B, cuja docente é membro do projeto ECO – Educar para a Conservação do Oceano (eTwinning), efetuou a pintura da sarjeta selecionada.
Com o desenvolvimento desta iniciativa, foi possível:
- compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
- educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
- estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
- implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
Esta foi mais uma atividade implementada no âmbito dos projetos Eco-Escolas, Escola Azul e ECO – Educar para a Conservação do Oceano, os quais visão promover nos nossos alunos uma maior consciencialização para a importância da sustentabilidade ambiental.




