No dia 23 de abril, ocorreram, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, as Olimpíadas de Física. Marcaram presença nestas Olimpíadas, as alunas Carolina Pereira, Maria Cunha e Rafaela Fangueiro, do 9.º B, e as alunas Catarina Império, Maria Madeira e Rita Picado, do 11.º 1.
Durante a manhã, os estudantes selecionados da região Norte, que participaram nas provas regionais das Olimpíadas Portuguesas de Física, foram desafiados a realizar uma prova teórica, com questões objetivas, e outra prática. Os alunos do 9.º ano concorreram em equipas de três elementos e os do 11.º ano a título individual.
Uma pausa para o almoço antecipou as palestras que lhes foram proporcionadas da parte da tarde. Esta paragem foi uma oportunidade de convívio e criação de laços entre alunos e professores.

Após o almoço, vários temas foram disponibilizados nas palestras, desde nanotecnologia na produção de hidrogénio verde até à radiação e as suas aplicações na medicina, passando pela evolução das galáxias e o Universo.
Carolina Pereira, Maria Cunha e Rafaela Fangueiro – 9.º B
[2022-05-17]
