Decorreu, no passado fim de semana, o X Encontro Nacional de Estudantes de EMRC do Ensino Secundário, na cidade-berço de Guimarães, sob o lema “No Berço sou… Acolhido, mimado, nutrido!”. Do Colégio Nossa Senhora da Bonança, participaram dezanove alunos das turmas do décimo ano e dois professores.
Que bem que todos nós fomos acolhidos! Que bem soube, após dois anos de paragem, devido à pandemia, voltar a estar com os colegas de outras escolas, com amigos que se fazem de norte a sul de Portugal, com o mesmo Deus, que nos une e é pai e mãe de todos.
Foi bom ser mimado, com chuva é certo, mas também com sol, com vento e com o Pe. Guilherme, para aquecer as gargantas e dar os primeiros pezinhos de dança e, também, gritar a plenos pulmões as “Voltas”, “Melodia da Saudade” ou “Espera”, com o talentoso intérprete Fernando Daniel.
Não se conseguiu a foto de grupo com o artista… mas, o espetáculo foi memorável e depois de se estenderem os sacos-cama, se encherem as almofadas e os colchões, pudemos descansar… Isto era o que muitos pensavam e alguns fizeram. Contudo, para um grupo grande de bravos guerreiros, a noite era o último obstáculo a vencer e não há melhor espetáculo que ficar a ver os colegas a dormir e esperar o raiar do dia!!!!
No sábado, o desafio foi descobrir a cidade de Guimarães, através de um jogo que levou alunos e professores do Pavilhão Multiusos ao Parque de S. Mamede, para o almoço no Paço do Duque, não sem antes passar pelo Largo Toural para tirar a foto junto ao D. Afonso Henriques, embalados pela animação da Cercigui, dos Nicolinos e da Tuna Bomboémia.
Concluindo, com as palavras do coordenador nacional, Dr. Fernando Moita, “A disciplina de EMRC aponta para os valores de alteridade, da solidariedade, do respeito, do cuidado pela casa comum, da ecologia integral, olhar-se, olhar o outro e o olhar o mundo”.

Professor Rogério Alves
[2022-04-29]