Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB com os 175 anos do nascimento da Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, o Colégio, com toda a simplicidade, como é seu apanágio, no dizer da Superiora, Ir. Maria Cidália Araújo, celebrou, na parte da manhã, com a presença da direção, professores, alunos e encarregados de educação, tal efeméride reunindo-se no pátio de S. Francisco.
Este momento celebrativo iniciou-se com uma oração em comum, em louvor da fundadora, após o que foram atribuídos os prémios a todos os que participaram no concurso “Amores-Perfeitos para Mãe Clara”, que fora aberto a alunos e suas famílias, desde o pré-escolar ao secundário. Também a nossa classe de ballet abrilhantou o momento com uma dança alusiva ao tema amor-perfeito, flor preferida da Fundadora, porque remetia para o amor pelos outros e perfeito como deve ser o amor-doação. Onde houver o bem a fazer que se faça, palavras que refletem, ainda hoje, a sua ação junto dos mais necessitados.
Ao fim do dia, assistimos a uma dissertação subordinada ao tema “Ideário Educativo da CONFHIC – Lucere et Fovere”, proferida pela Professora Doutora Ana Sílvia Albuquerque de Oliveira Allegro de Magalhães, sobrinha-bisneta da Fundadora, em que foi feita uma partilha sobre o Ideário Educativo da Escola Franciscana a partir dos escritos da Mãe Clara. Esteve ainda connosco uma sobrinha-neta da Fundadora, Maria Ester Albuquerque, o que muito nos honrou.
Ora, por que queremos que o exemplo da ação da Beata Maria Clara seja perpetuado pelos que passam pelo colégio, neste como noutros momentos singelos, mas cheios de significado, pomos todo o nosso empenho e dedicação, no sentido de dignificarmos a nossa Fundadora.
Prof. Ermelinda Freitas
[2018-05-21]
