EN FR PT ES
Logo Colégio de Nossa Senhora da Bonança - cnsb - gaia - cor

Noticias e Acontecimentos

Bonança dia-a-dia

Dia Mundial da Ciência

A celebração do Dia Mundial da Ciência, dia 26 de novembro, teve lugar no Colégio de Nossa Senhora da Bonança e foi assinalado com a realização de experiências, no âmbito das disciplinas de Física, Química e Biologia, pelos alunos do 12.º, curso de Ciências e Tecnologias.

O objetivo foi estimular a curiosidade e a procura do saber, nos alunos do 1.º Ciclo, desde o primeiro ao quarto anos, que ordeiramente compareceram para observar as experiências, algumas ligadas a nomes temáticos, nomeadamente relacionadas com os oceanos.

Muito embora nem todos os ensaios correspondessem ao propósito, é inegável o efeito didático causado nos pequenos espectadores. 

À entrada, os alunos depararam-se com uma reação de enfraquecimento das ligações do plástico de um balão e, à saída, com uma reação química mais conhecida por “mensagem secreta”. 

No que concerne à disciplina de Física, foram realizadas duas demonstrações denominadas por “Prega-te à Física” e “Será levitação ou não?”. A primeira baseou-se no equilíbrio de dez pregos sobre um. Já na segunda experiência, procedeu-se à utilização de um secador de cabelo e uma bola de pingue-pongue para, através das diferenças de pressão a que fica sujeita, fazê-la levitar,

Relativamente à disciplina de Química, as experiências, “Vamos salvar os oceanos”, na qual se realizou a eletrólise da água, e “Consegues adivinhar o pH da água?”, que consiste na mudança de cor de certas soluções em contacto com uma solução indicadora do pH, suscitaram muito interesse entre os presentes.

Por fim, a disciplina de Biologia, teve o seu contributo através da observação da presença de micro-organismos nas águas doces e a ação do dióxido de carbono nas conchas e corais. 

Todas as crianças se mostraram interessadas em aprender e muito curiosas quanto à realização das experiências. Algumas, mesmo, demonstraram um vasto conhecimento, tendo em conta a sua idade e escolaridade, o que surpreendeu bastante alguns de nós, porque mais velhos e com responsabilidade acrescida por sermos responsáveis pela iniciativa.

Tiago Moreira, 12º1.

[2018-11-26]