Internato Feminino

voltar

O Internato feminino é uma realidade acarinhada e investida, pelas Irmãs, desde os começos desta Obra.

No inicio como forma de responder aos anseios de muitas famílias que, vivendo longe dos grandes centros, tinham dificuldades em poder garantir uma sólida formação académica às suas filhas.

Esta realidade alterou-se bastante quanto às motivações e opção por um internato; porém, os princípios estão presentes – a procura de uma excelente formação académica mas também, e especialmente, a procura de um acompanhamento humano e cristão que coincide, na maior parte dos casos com o ideal de educação, das famílias que servimos.

No passado como no presente, o internato tem uma vocação e sentido muito próprio: visa metas de formação pessoal, humana, cristã e académica que garantam o desenvolvimento intelectivo e relacional, destas jovens, com o máximo de autonomia, liberdade e responsabilidade.

Existe um regulamento, simples, mas específico para o internato em que a gestão do tempo e dos espaços ajuda a atingir as metas que nos propomos. Assim, estão consagrados tempos tempos fortes de estudo - esta é a grande tarefa das alunas! Este tempo de estudo organizado, sempre acompanhado por uma monitora (professora), ocupa três horas diárias mas também existem tempos de lazer e de convívio, ao longo do dia e à noite. O horário letivo é comum ao dos alunos externos e gozam do acompanhamento necessário em termos de estudo e atividades de enriquecimento curricular.

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.