Creche

voltar

O Colégio de Nossa Senhora da Bonança integra a valência de Creche com berçário, serviço que disponibiliza desde setembro de 2015, após obras de requalificação e ampliação de espaços, interiores e exteriores, em conformidade com os critérios definidos pela entidade reguladora do setor.

Na pretensão de que a creche seja “o prolongamento da família”, nos cuidados prestados de segurança, higiene, alimentação e nos estímulos essencialmente afetivos e cognitivos, é um espaço educativo que proporciona à criança um ambiente acolhedor, carinhoso e dinamizador de aprendizagens e vivências que lhes proporciona um crescimento FELIZ!

A Creche funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h, com prolongamento até às 19h00, durante os 12 meses do ano, de forma a garantir a aos pais um serviço de qualidade e como resposta às suas reais necessidades.

São objetivos da creche:

  1. Proporcionar à criança o seu bem-estar e desenvolvimento necessário, num clima de segurança físico-afetiva e pelo atendimento tão individualizado quanto possível.
  2. Empenhar-se no processo de crescimento para que este se faça de forma saudável e lúdica, realizando atividades adequadas à idade, nos diferentes espaços do Colégio, e que conduzam ao desenvolvimento integral da criança.
  3. Assegurar os cuidados de higiene e alimentação adequados à idade.
  4. Prevenir e despistar, precocemente, qualquer inadaptação, fragilidade ou situação de risco, sugerindo o encaminhamento mais adequado.
  5. Promover a articulação com outros serviços existentes, nomeadamente com o gabinete de psicologia do Colégio.
  6. Colaborar e incentivar as famílias a participar no processo de desenvolvimento integral da criança, partilhando cuidados e responsabilidades, no seu processo evolutivo.

As instalações da Creche do CNSB tem capacidade para 60 crianças com idade compreendida entre os 4 e os 36 meses de idade, distribuídas da seguinte forma:

Sala de Berçário – dos 4 aos 12 meses

Com capacidade para dez crianças, acolhe crianças desde os 4 meses de idade até à aquisição da marcha (aprox. 12 meses). Dispõe de uma sala parque, ampla, espaçosa com material didático adequado a esta faixa etária, de uma sala de repouso. Para além destes espaços, inclui um espaço para higiene e de uma copa de leites.

 Salas de 1 ano aos dois anos

A sala garante um ambiente organizado e estruturado com espaços delimitados e de arrumação. É constituída por materiais seguros, estimulantes e variados, adequados ao seu desenvolvimento físico, sensorial, motor, cognitivo e emocional, que podem variar de acordo com a idade da criança. Estas condições desafiam a criança a explorar o meio que as rodeia, a experimentar com gozo e criatividade os espaços e materiais disponíveis, num ambiente seguro, promotor do seu desenvolvimento.

Complementarmente, o espaço exterior do parque fomenta enormemente o desenvolvimento das capacidades físicas, relacionais, lúdicas, convivenciais e de muita alegria! 

 ATIVIDADES CURRICULARES

 As atividades de enriquecimento curricular estão programadas semanalmente e foram definidas partindo da estimulação das diversas expressões, a partir das quais serão desenvolvidos conteúdos e competências pedagógicas nas três áreas curriculares: Área da Formação Pessoal Social, Área da Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo.

Destaques

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro