3º Ciclo

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O 3º ciclovisa a concretização dos princípios e valores presentes na proposta Educativa da CONFHIC/CNSBPretende-se que os alunos desenvolvam as aprendizagens em consequência das suas vivências académicas e experiências pedagógicas.

No âmbito da tarefa educativa, a Comunidade Educativa (CE) do Colégio de Nossa Senhora da Bonança (CNSB) desenvolve, contínua e solidamente, um Projeto Educativo (PE) centrado nos Alunos, que seja um verdadeiro instrumento de trabalho que ajude:

  •  a clarificar os nossos objetivos;
  • a executar uma melhor planificação da nossa ação educativa;
  •  a promover respostas adequadas aos programas curriculares, aos sonhos e às necessidades dos nossos educandos, agentes educativos e dos seus encarregados de educação (EE).

 

 

PRINCÍPIOS E VALORES:

 

  

 O CNSB é uma escola com:

  • uma Missão - promover uma aprendizagem de excelência, feliz, inovadora e em interioridade cristã;
  • uma Visão – ser o referencial da qualidade educativa, da excelência do saber ser, do escolher ser feliz;
  • Valores – privilegiar a alegria, amizade, criatividade, hospitalidade, interioridade, responsabilidade, solidariedade, entre tantos outros que não são preteridos. 

CNSB é uma escola que pretende:

  1. tratar cada pessoa da comunidade educativa do CNSB com respeito e dignidade; 
  2. propiciar uma cultura da tolerância e do direito à diferença;
  3. proteger e reconhecer o direito de cada um a uma educação de qualidade;
  4.  orientar atitudes e comportamentos em ordem ao bem comum ;
  5. proporcionar critérios de avaliação e de solução dos problemas através do diálogo, da comunicação aberta e da interajuda;
  6. reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho, no desempenho escolar e na atenção ao outro. 


NESSE SENTIDO TEM PARA O PRÓXIMO BIÉNIO O LEMA  

 

 

  CNSB - Bonança + Espaço para Ser



O Currículo do Ensino Básico remete para um conjunto de aprendizagens e valores que os alunos desenvolvem e adquirem, evocando a sua organização, a sua hierarquização e articulação bem como a sua importância ao longo do percurso escolar.

A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma como referentes os pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios que a seguir se enunciam:

  1. A construção e a tomada de consciência da identidade pessoal e social;
  2. A participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica;
  3. O respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções;
  4. A valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;
  5. O desenvolvimento do sentido de apreciação estética do mundo;
  6. O desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; 
  7. A construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural;
  8. A valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros.

Equacionaram-se à luz destes princípios as competências, concebidas como saberes em uso, necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a promover gradualmente ao longo da educação básica.

MEDIDAS DE APOIO E RECURSOS 

 

 

  1. Oferta de escola (OE) – são aulas com intuito de reforço do currículo para alunos com disciplinas sujeitas a exame;
  2. Aulas de Apoio, permanente e/ou pontual de reforço de conteúdos com particular ênfase nas disciplinas de Português, Matemática e áreas estruturantes; 
  3. Salas de estudo, apoiadas por professores, onde os alunos poderão realizar os trabalhos de casa e consolidar os conteúdos apreendidos diariamente nas diferentes disciplinas; 
  4. Caderneta do aluno, facilitadora da interação escola-família;
  5. Plataforma de E-learning - moodle
  6. Escola Virtual
  7. Biblioteca Escolar
  8. Quadros Interativos
  9. ...

AEC’S DIFERENCIADORAS

 

CNSB oferece, ainda, atividades de enriquecimento curricular (AEC’s). Da área artística à desportiva, da ciência à música, são uma mais-valia para o crescimento e formação dos nossos alunos.

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.