1º Ciclo

voltar

O 1.º Ciclo do Ensino Básico assume-se como espaço de continuidade e ampliação das aprendizagens realizadas anteriormente, na Creche e no Pré-Escolar.

A ação pedagógica é sustentada pelos documentos legais emanados pelo Ministério da Educação, pelo Projeto Educativo de Escola e pela Proposta Educativa da CONFHIC.

A matriz curricular apresenta-se dividida em áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Enriquecendo a oferta curricular, surge o inglês, em todos os anos de escolaridade, lecionado por professores nativos, e o xadrez, que visa trabalhar competências de raciocínio lógico-matemático.

A participação em projetos de natureza diversa, como o “Aprender a Empreender”, pretende desenvolver múltiplas capacidades nos alunos, consolidando e ampliando saberes.

Do Plano Anual de Atividades constam, ainda, diversas iniciativas, no sentido de enfatizar datas e festividades, potenciando a dimensão cultural e contribuindo para a valorização de tradições e o estreitar de laços entre os diversos elementos da comunidade educativa.

Paralelamente à ação pedagógica, a dimensão humana e pessoal engrandece-se através de uma vivência cristã, pela participação em celebrações eucarísticas e momentos em comunidade.

O 1.º Ciclo do Ensino Básico conta com um corpo docente estável, empenhado e motivado, capaz de proporcionar experiências de aprendizagem que sejam significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, com a missão de contribuir para o desenvolvimento integral de cada aluno.

Cada criança é acolhida atendendo às suas características individuais (físicas, cognitivas e afetivas), potenciando-se o melhor que tem em si, através da vivência de valores humanos, cristãos e franciscanos.

A mancha horária letiva estende-se das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30/16h30, alargada com a possibilidade de frequência de uma variada oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular, no âmbito artístico, desportivo e cognitivo.

Valorizando-se o desenvolvimento de métodos e hábitos de trabalho e de estudo, os quais são pilares essenciais que sustentam e potenciam as práticas educativas dos níveis de escolaridade subsequentes, aposta-se no rigor e na concretização de um trabalho pedagógico sólido, assumindo-se como meta o alcançar de resultados que espelhem o percurso percorrido ao longo dos diferentes anos de escolaridade.

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.