Dia do Colégio 2017

voltar Dia do Colégio 2017

O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Na verdade, direção, professores, alunos, funcionários, familiares e amigos juntos celebraram, com todo o amor o dia do Colégio, dia da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, sua padroeira. Paralelamente, foram ainda assinalados os 90 anos da Instituição e o 175º aniversário do nascimento da Ir. Maria Clara do Menino Jesus, Fundadora da CONFHCI, numa Eucaristia comovente, pautada pelo júbilo, ritmo, cor, harmonia, simplicidade, afeto e muita simbologia.

Esta bonita comemoração iniciou-se com o acolhimento aos presentes e com uma procissão embalada pelos ritmos interculturais e pelas bonitas vozes do Coro Bonança. Posteriormente, o Diretor do Colégio, Dr. Luís Caetano proferiu algumas palavras, relevando a importância deste dia para toda a comunidade Bonança. Seguidamente, o Padre Acácio, responsável pela Comunidade Redentorista, continuou a Eucaristia, destacando a bonita missão que o CNSB tem levado a cabo, ao longo destas 9 décadas de Educação Humanizadora. É de destacar ainda a intervenção da Madre Superiora, Ir. Maria Cidália Pereira Araújo, que reiterou o sentimento de felicidade e o espírito de missão que caracterizam a caminhada destes 90 anos de valores franciscanos hospitaleiros e de afetos. Salientou ainda o papel determinante da envolvência dos Encarregados de Educação, que desde sempre depositaram no Colégio, a confiança da educação dos seus filhos.

É pertinente realçar, ainda, os belos momentos da Eucaristia, com os quais todos fomos presenteados, nomeadamente, o momento de dança africana que aconteceu no ofertório, dando ênfase à interculturalidade que nos caracteriza como escola e expressa no serviço do internato feminino - missão acarinhada desde os primórdios da Congregação, pela Ir. Maria Clara e hoje continuada pelas suas seguidoras. Posteriormente, no final, da celebração, a interpretação de um momento de dança que ficou a cargo das alunas de dança contemporânea.

Nos momentos finais da Eucaristia, uma Encarregada de Educação, Dr.ª Helena Sousa, na qualidade de representante do APais Bonança, agradeceu toda a dedicação do Colégio de Nossa Senhora da Bonança à formação dos seus alunos e manifestou a sua alegria pelo facto de poder ter tido a oportunidade de neste espaço ter educado os seus filhos onde, também, foi aluna.    

Foi, ainda, digno de registo, a presença de uma lucerna acesa que, ao longo de toda a celebração, passou de mão em mão por vários elementos do Colégio, nomeadamente um pai, um professor, colaboradores e um ex-aluno, marcando a passagem de testemunho e de agradecimento a esta sempre renovada instituição.

As memórias deste dia serão, seguramente, inesquecíveis para todos aqueles que tiveram oportunidade de viver este momento celebrativo, de partilha e de afeto tão ao gosto dos valores franciscanos defendidos pela Fundadora, Irmã Maria Clara.


Prof. Cátia Sofia

[2017-12-08]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB