Dia Mundial da Saúde Mental

voltar Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro e visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou económicas.

Neste sentido, o Serviço de Psicologia e Orientação promoveu uma tertúlia dirigida a pais de crianças e adolescentes em idade escolar para informar e ajudar a combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica e da sua importância no sucesso escolar.

Como se pretendeu abordar um tema sério num ambiente descontraído, os nossos ilustres convidados, a saber, Carla Maria Padrão Maia (Pedopsiquiatra), Márcia Antonieta Carvalho da Cruz (Psicóloga), Ana Raquel Martino Matos (Musicoterapeuta) e Pedro Sales Luís de Fonseca Rosário (Professor Associado com Agregação na Escola de Psicologia da Universidade do Minho) partilharam um conjunto de experiências e práticas, características da intervenção que desempenham no seu dia a dia. Sempre com um rigoroso enquadramento científico valorizaram o papel da escola e da família como promotores da saúde mental, não esquecendo a autorregulação, como afirmou Pedro Rosário, parafraseando Miguel Torga “o destino destina, mas o resto é comigo”.

 Assim, a Dra. Carla Maia fez o auditório viajar pelos bancos da escola, referindo que esta deve criar Empatia, promover Saúde, fomentar Criatividade, apurar Observação, dialogar Limites e testemunhar Afetos. Por sua vez, a Dra. Márcia Cruz deu a conhecer os seus modelos de intervenção, centrando-se no papel da família e alertando para a falta de autonomia dos nossos jovens. A Dra. Ana Matos estimulou os presentes a jogarem ao faz de conta, apresentando a música como veículo promotor de bem-estar. Por fim, o Dr. Pedro Rosário, com o seu dinamismo e saber, sensibilizou para a tomada de decisões e respetivas consequências que sempre advêm das escolhas que fazemos.

Depois de um pequeno debate, a Dra. Teresa Mendes, promotora da iniciativa, encerrou o painel, sublinhando a importância do tema tratado como promotor de atitudes positivas e preventivas.

Parabéns a todos os que participaram nesta conversa incompleta e ajudaram a assinalar o dia mundial da saúde mental.

 

Professora Maria Luísa Pinto

 

[2017-10-17]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB