Dia Mundial da Saúde Mental

voltar Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro e visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou económicas.

Neste sentido, o Serviço de Psicologia e Orientação promoveu uma tertúlia dirigida a pais de crianças e adolescentes em idade escolar para informar e ajudar a combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica e da sua importância no sucesso escolar.

Como se pretendeu abordar um tema sério num ambiente descontraído, os nossos ilustres convidados, a saber, Carla Maria Padrão Maia (Pedopsiquiatra), Márcia Antonieta Carvalho da Cruz (Psicóloga), Ana Raquel Martino Matos (Musicoterapeuta) e Pedro Sales Luís de Fonseca Rosário (Professor Associado com Agregação na Escola de Psicologia da Universidade do Minho) partilharam um conjunto de experiências e práticas, características da intervenção que desempenham no seu dia a dia. Sempre com um rigoroso enquadramento científico valorizaram o papel da escola e da família como promotores da saúde mental, não esquecendo a autorregulação, como afirmou Pedro Rosário, parafraseando Miguel Torga “o destino destina, mas o resto é comigo”.

 Assim, a Dra. Carla Maia fez o auditório viajar pelos bancos da escola, referindo que esta deve criar Empatia, promover Saúde, fomentar Criatividade, apurar Observação, dialogar Limites e testemunhar Afetos. Por sua vez, a Dra. Márcia Cruz deu a conhecer os seus modelos de intervenção, centrando-se no papel da família e alertando para a falta de autonomia dos nossos jovens. A Dra. Ana Matos estimulou os presentes a jogarem ao faz de conta, apresentando a música como veículo promotor de bem-estar. Por fim, o Dr. Pedro Rosário, com o seu dinamismo e saber, sensibilizou para a tomada de decisões e respetivas consequências que sempre advêm das escolhas que fazemos.

Depois de um pequeno debate, a Dra. Teresa Mendes, promotora da iniciativa, encerrou o painel, sublinhando a importância do tema tratado como promotor de atitudes positivas e preventivas.

Parabéns a todos os que participaram nesta conversa incompleta e ajudaram a assinalar o dia mundial da saúde mental.

 

Professora Maria Luísa Pinto

 

[2017-10-17]

Destaques

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB

FantasLíngua XIII
É com muita alegria que, pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança, através do Departamento de Língua Materna, promove os dias didáticos da Língua Materna ? FantasLíngua XIII.

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.