Dia de S. Francisco no CNSB

voltar Dia de S. Francisco no CNSB

Hoje, dia de S. Francisco de Assis, inspirador do carisma franciscano e nosso patrono, o CNSB abriu os portões em gestos de fraternidade e de proximidade, entre si e para com os de fora que se tornaram próximos, crianças da Raríssimas e da Cercigaia.

O dia foi vivido e celebrado em todos os setores, desde o berçário ao secundário, com simplicidade, alegria, profundidade e muita candura, como é próprio da gente nova. Começamos com um momento de oração – introspeção e gratidão pelo dom de Francisco de Assis. Em seguida, pelas 10:00, recebemos 7 crianças da Raríssimas e respetivos acompanhantes, os quais foram acolhidos pelos alunos do 2º Ciclo. Houve tempo para o lanche, para a partilha e para o abraço fraterno… foi tão intenso que a hora da despedida foi bem difícil de parte a parte. Simplesmente, o momento foi indescritível e ambas as instituições ficaram mais ricas com esta iniciativa.

Por seu lado, os representantes do 3º ciclo e secundário partiram em missão de proximidade rumo à Afurada, para dar um abraço de fraternidade aos jovens da Cercigaia e proporcionar um momento de convívio acompanhado por saborosos bolos, confecionados pelas alunas do secundário. Todos os alunos participaram nas atividades da casa e partilharam o seu tempo com os jovens desta instituição. No regresso, era bem notável a alegria e satisfação nos seus rostos…

Pelas 11:00, o berçário, a creche e o pré escolar tiveram o seu momento na Capela durante o qual evocaram Francisco de Assis como amigo e próximo de todas as criaturas. Foi belíssimo e cheio de ternura. Os corredores ainda estão repletos de marcas do dia… trabalhos dos alunos do 1º ciclo que, ao longo do dia, viveram momentos de amizade e de proximidade uns para com os outros. Nas aulas, ao longo do dia, foram acontecendo gestos de fraternidade e de proximidade, dinamizados pelas turmas. Os professores marcaram o dia com a oferta de um cabaz a uma família, recheado de amor, ternura e muita generosidade. Foi evidente a alegria e satisfação de toda a família Bonança pelo dom da vivência deste dia, perto de Francisco de Assis. Ao fim da tarde, teve lugar um jantar de acolhimento aos novos alunos e aos NPT (nacionais de países terceiros), no âmbito do projeto " Escola Intercultural". 

Como é colorida e diversificada a nossa família CNSB!

 

[2017-10-06]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB