Dia de S. Francisco no CNSB

voltar Dia de S. Francisco no CNSB

Hoje, dia de S. Francisco de Assis, inspirador do carisma franciscano e nosso patrono, o CNSB abriu os portões em gestos de fraternidade e de proximidade, entre si e para com os de fora que se tornaram próximos, crianças da Raríssimas e da Cercigaia.

O dia foi vivido e celebrado em todos os setores, desde o berçário ao secundário, com simplicidade, alegria, profundidade e muita candura, como é próprio da gente nova. Começamos com um momento de oração – introspeção e gratidão pelo dom de Francisco de Assis. Em seguida, pelas 10:00, recebemos 7 crianças da Raríssimas e respetivos acompanhantes, os quais foram acolhidos pelos alunos do 2º Ciclo. Houve tempo para o lanche, para a partilha e para o abraço fraterno… foi tão intenso que a hora da despedida foi bem difícil de parte a parte. Simplesmente, o momento foi indescritível e ambas as instituições ficaram mais ricas com esta iniciativa.

Por seu lado, os representantes do 3º ciclo e secundário partiram em missão de proximidade rumo à Afurada, para dar um abraço de fraternidade aos jovens da Cercigaia e proporcionar um momento de convívio acompanhado por saborosos bolos, confecionados pelas alunas do secundário. Todos os alunos participaram nas atividades da casa e partilharam o seu tempo com os jovens desta instituição. No regresso, era bem notável a alegria e satisfação nos seus rostos…

Pelas 11:00, o berçário, a creche e o pré escolar tiveram o seu momento na Capela durante o qual evocaram Francisco de Assis como amigo e próximo de todas as criaturas. Foi belíssimo e cheio de ternura. Os corredores ainda estão repletos de marcas do dia… trabalhos dos alunos do 1º ciclo que, ao longo do dia, viveram momentos de amizade e de proximidade uns para com os outros. Nas aulas, ao longo do dia, foram acontecendo gestos de fraternidade e de proximidade, dinamizados pelas turmas. Os professores marcaram o dia com a oferta de um cabaz a uma família, recheado de amor, ternura e muita generosidade. Foi evidente a alegria e satisfação de toda a família Bonança pelo dom da vivência deste dia, perto de Francisco de Assis. Ao fim da tarde, teve lugar um jantar de acolhimento aos novos alunos e aos NPT (nacionais de países terceiros), no âmbito do projeto " Escola Intercultural". 

Como é colorida e diversificada a nossa família CNSB!

 

[2017-10-06]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.