Abertura do ano letivo 2017-2018

voltar Abertura do ano letivo 2017-2018

“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro chama-se amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

Dalai Lama 

O ano tem 365 dias e todos eles são especiais, no entanto, ninguém fica indiferente ao primeiro dia de aulas. É um sentimento geral que o início do ano letivo é um recomeço. É o tempo de novas decisões, de novos projetos, de novas rotinas e de novas ideias a concretizar. Tudo é novo: os cadernos, os livros, as salas de aulas a cheirar a novo e até alguns rostos desconhecidos.

Assim, depois dos outros ciclos já terem tido o seu início por etapas, o despertador tocou a avisar que 8 de setembro era o dia da abertura oficial do novo ano letivo e, bem cedo, começou a fervilhar vida e alegria nos corredores do nosso Colégio.

Foi uma manhã repleta de mensagens positivas que pretenderam mostrar a todos quantos passaram pelo Salão de Festas que o CNSB tem objetivos bem definidos, reconhecidos no dia a dia da escola, nos valores veiculados, bem como na partilha de culturas e de saberes. Assim, as palavras de acolhimento da Madre Superiora fizeram uma viagem pela história para dar a conhecer as raízes e o radicalismo da Congregação que está a comemorar os 175 anos. Ao saltar para o presente, o Diretor Pedagógico realçou que “as paredes não são a escola”, a escola somos nós que a estamos a construir há já 90 anos.

Há, pois, uma longa caminhada percorrida, longas experiências protagonizadas pelas várias gerações de Irmãs, de Professores, de Colaboradores, de Pais e de alunos, que se orgulham de ter recebido esta herança e que continuam a testemunhar os valores autênticos, inspirados na fundadora da congregação Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Na verdade, nós, que “somos Bonança”, somos os herdeiros de uma identidade que no momento atual continua a ser alimentada pela memória e pela renovação contínua, no intuito de alcançar a formação plena do aluno, com liberdade, autonomia, originalidade, capacidade crítica e de intervenção na sociedade.

É, pois, em festa que iremos continuar a honrar a família Bonança a quem desejamos os maiores sucessos.

Professora Maria Luísa Pinto

[2017-09-08]

Destaques

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB

FantasLíngua XIII
É com muita alegria que, pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança, através do Departamento de Língua Materna, promove os dias didáticos da Língua Materna ? FantasLíngua XIII.

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.