Abertura do ano letivo 2017-2018

voltar Abertura do ano letivo 2017-2018

“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro chama-se amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

Dalai Lama 

O ano tem 365 dias e todos eles são especiais, no entanto, ninguém fica indiferente ao primeiro dia de aulas. É um sentimento geral que o início do ano letivo é um recomeço. É o tempo de novas decisões, de novos projetos, de novas rotinas e de novas ideias a concretizar. Tudo é novo: os cadernos, os livros, as salas de aulas a cheirar a novo e até alguns rostos desconhecidos.

Assim, depois dos outros ciclos já terem tido o seu início por etapas, o despertador tocou a avisar que 8 de setembro era o dia da abertura oficial do novo ano letivo e, bem cedo, começou a fervilhar vida e alegria nos corredores do nosso Colégio.

Foi uma manhã repleta de mensagens positivas que pretenderam mostrar a todos quantos passaram pelo Salão de Festas que o CNSB tem objetivos bem definidos, reconhecidos no dia a dia da escola, nos valores veiculados, bem como na partilha de culturas e de saberes. Assim, as palavras de acolhimento da Madre Superiora fizeram uma viagem pela história para dar a conhecer as raízes e o radicalismo da Congregação que está a comemorar os 175 anos. Ao saltar para o presente, o Diretor Pedagógico realçou que “as paredes não são a escola”, a escola somos nós que a estamos a construir há já 90 anos.

Há, pois, uma longa caminhada percorrida, longas experiências protagonizadas pelas várias gerações de Irmãs, de Professores, de Colaboradores, de Pais e de alunos, que se orgulham de ter recebido esta herança e que continuam a testemunhar os valores autênticos, inspirados na fundadora da congregação Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Na verdade, nós, que “somos Bonança”, somos os herdeiros de uma identidade que no momento atual continua a ser alimentada pela memória e pela renovação contínua, no intuito de alcançar a formação plena do aluno, com liberdade, autonomia, originalidade, capacidade crítica e de intervenção na sociedade.

É, pois, em festa que iremos continuar a honrar a família Bonança a quem desejamos os maiores sucessos.

Professora Maria Luísa Pinto

[2017-09-08]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB