Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!

voltar Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!

O CNSB caracteriza-se pela inovação e pela aceitação de desafios quase sem hesitar. Assim, foi de braços abertos que o nosso Colégio se candidatou ao concurso Literário “Um Conto que Contas”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, com o objetivo de  mesclar a beleza da escrita com a magia da matemática. Assim, todos os textos têm como pano de fundo a Matemática. Os participantes são divididos por ciclos, e podem participar individualmente (A1, A2, A3 e A4, respetivamente 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário) ou em equipas (B1, B2, B3, B4, respetivamente 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário). Cada um destes grupos (A1 e B1; A2 e B2, A3 e B3, A4 e B4) possui um tema diferente de escrita, além de números mínimo e máximo de carateres.

Neste sentido, o nosso colégio esteve representado com três textos do 9ºA, nomeadamente de Ricardo Guerra, Marta Lopes e Rita Teixeira, num imenso mar de 68 escolas e 166 participantes.

Foi, pois, com muito orgulho que recebemos a notícia que o nosso aluno Ricardo Guerra ganhara uma menção honrosa, com o conto subordinado ao tema proposto aos grupos A3 e B3: a tolerância.

O conto vencedor, de nome “O Par Ímpar”, narra a história de amor entre um Terno e uma Manilha, números primos, que eram por essa razão, incompreendidos pelos habitantes da aldeia onde viviam, Numerolândia. Ainda assim, eles resistiram à reprovação das pessoas e conceberam uma criança, o número Zero, que era, também, discriminado. No entanto, após muito esforço, Zero encontrou o seu lugar no mundo e ensinou ao seu país, a Numerolândia, que a tolerância leva sempre a melhor.

Leiam que vale a pena!                                                                                                           

Ricardo Guerra // 9º A

PARABÉNS AO PREMIADO, que uma vez mais, esteve na linha da frente e revelou que caráter e talento podem caminhar juntos, tal como a Matemática e o Português.

 

 

[2017-05-22]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.