MELHOR ESCOLA

voltar MELHOR ESCOLA

 

O projeto “O Gaiense”, destinado a alunos do ensino secundário do Concelho de Vila Nova de Gaia, visou a criação de um jornal escolar, cuja preparação nos acompanhou desde janeiro. Foram meses de trabalho árduo, múltiplas reuniões, demonstrações de pontos de vista e de trocas de ideias. Contudo, o balanço é, indiscutivelmente, positivo.

Votar
Desde logo, abraçámos este projeto inédito com entusiasmo. Na verdade, a oportunidade de ver os textos da nossa autoria num jornal foi deveras aliciante e as ideias não tardaram a surgir, pelo que a distribuição equitativa de tarefas não deixou nenhum “jornalista” de fora, dado o volume de trabalho.

Desta forma, notícias, reportagens e cartoons foram, paulatinamente, ganhando dimensão e o orgulho de ver o resultado final, foi-se tornando cada vez mais real.

Fomos, ultrapassando obstáculos e começamos a passar do pensamento à ação, ou seja, ao papel. Só, então, compreendemos o intenso e rigoroso trabalho de um jornalista, que, num período de tempo muito reduzido, tem que tomar decisões

O projeto, para além de nos ter colocado na pele de um verdadeiro jornalista, ajudou-nos a melhorar a nossa responsabilidade, a nossa capacidade de escrita, o cumprimento de prazos e, mais importante de tudo, a nossa criatividade.

Demos o nosso contributo para que fechasse em grande, ou pelo menos é essa a nossa convicção. O nosso jornal abre as portas do conhecimento, mostrando quem somos, como escola e como cidadãos. Informa, onde e como vivemos, no passado e atualmente. Documenta e analisa a realidade dos nossos dias. Espicaça a curiosidade dos mais velhos e contribui para o enriquecimento cultural dos mais novos. Espelhamos a nossa visão de escola e de sociedade. Realizamos, pois, um bom trabalho.

Para além do jornal, produzimos um vídeo revelador do nosso trabalho de equipa e da nossa criatividade enquanto alunos do CNSB, fazendo eco dos nossos projetos e atividades. No programa Grandes Manhãs, do Porto Canal, mostramos, uma vez mais, que merecemos a confiança que depositaram na equipa.

Assim, resta, agora, apelar ao voto para que possamos ganhar um dos prémios, nomeadamente o Prémio Online, cuja votação se irá realizar de 8 a 18 de maio, na página do Facebook de O Gaiense. Para além deste prémio existem outros como: Melhor Jornal, Melhor capa, Melhor Grafismo, Melhor Fotografia, Melhor Reportagem, Melhor Entrevista… que irão ser entregues no dia 27 de maio na Gala “Melhor Escola”.

Estamos certos que, independentemente do resultado, demos o nosso melhor e a oportunidade de vermos o nosso jornal publicado foi um enorme reconhecimento. Foi, sem dúvida, uma aposta ganha. O nosso agradecimento ao Jornal, O Gaiense, pela iniciativa, que esperamos, muito sinceramente, que fique nos hábitos dos alunos das escolas de Vila Nova de Gaia. Até ao próximo ano! 

Marta Naldinho 12º ano

[2017-05-12]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB