MELHOR ESCOLA

voltar MELHOR ESCOLA

 

O projeto “O Gaiense”, destinado a alunos do ensino secundário do Concelho de Vila Nova de Gaia, visou a criação de um jornal escolar, cuja preparação nos acompanhou desde janeiro. Foram meses de trabalho árduo, múltiplas reuniões, demonstrações de pontos de vista e de trocas de ideias. Contudo, o balanço é, indiscutivelmente, positivo.

Votar
Desde logo, abraçámos este projeto inédito com entusiasmo. Na verdade, a oportunidade de ver os textos da nossa autoria num jornal foi deveras aliciante e as ideias não tardaram a surgir, pelo que a distribuição equitativa de tarefas não deixou nenhum “jornalista” de fora, dado o volume de trabalho.

Desta forma, notícias, reportagens e cartoons foram, paulatinamente, ganhando dimensão e o orgulho de ver o resultado final, foi-se tornando cada vez mais real.

Fomos, ultrapassando obstáculos e começamos a passar do pensamento à ação, ou seja, ao papel. Só, então, compreendemos o intenso e rigoroso trabalho de um jornalista, que, num período de tempo muito reduzido, tem que tomar decisões

O projeto, para além de nos ter colocado na pele de um verdadeiro jornalista, ajudou-nos a melhorar a nossa responsabilidade, a nossa capacidade de escrita, o cumprimento de prazos e, mais importante de tudo, a nossa criatividade.

Demos o nosso contributo para que fechasse em grande, ou pelo menos é essa a nossa convicção. O nosso jornal abre as portas do conhecimento, mostrando quem somos, como escola e como cidadãos. Informa, onde e como vivemos, no passado e atualmente. Documenta e analisa a realidade dos nossos dias. Espicaça a curiosidade dos mais velhos e contribui para o enriquecimento cultural dos mais novos. Espelhamos a nossa visão de escola e de sociedade. Realizamos, pois, um bom trabalho.

Para além do jornal, produzimos um vídeo revelador do nosso trabalho de equipa e da nossa criatividade enquanto alunos do CNSB, fazendo eco dos nossos projetos e atividades. No programa Grandes Manhãs, do Porto Canal, mostramos, uma vez mais, que merecemos a confiança que depositaram na equipa.

Assim, resta, agora, apelar ao voto para que possamos ganhar um dos prémios, nomeadamente o Prémio Online, cuja votação se irá realizar de 8 a 18 de maio, na página do Facebook de O Gaiense. Para além deste prémio existem outros como: Melhor Jornal, Melhor capa, Melhor Grafismo, Melhor Fotografia, Melhor Reportagem, Melhor Entrevista… que irão ser entregues no dia 27 de maio na Gala “Melhor Escola”.

Estamos certos que, independentemente do resultado, demos o nosso melhor e a oportunidade de vermos o nosso jornal publicado foi um enorme reconhecimento. Foi, sem dúvida, uma aposta ganha. O nosso agradecimento ao Jornal, O Gaiense, pela iniciativa, que esperamos, muito sinceramente, que fique nos hábitos dos alunos das escolas de Vila Nova de Gaia. Até ao próximo ano! 

Marta Naldinho 12º ano

[2017-05-12]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.