Visita à cidade do Porto

voltar Visita à cidade do Porto

“(…) a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força; (…)”                                                                         

                                                                                                                  Almeida Garrett

 

Pouco passava das 14h do último dia do mês de março, quando a turma do agrupamento de Humanidades do 11º ano do CNSB rumou ao Porto. No âmbito da disciplina de História A, visitámos alguns dos mais belos monumentos da cidade invicta e de Vila Nova de Gaia.

A primeira paragem foi a casa Barbot, que infelizmente se encontrava fechada para obras de restauro. Ainda assim, conseguimos apreciar a bela arquitetura do estilo Arte Nova, com os seus motivos florais e a utilização de vitrais.

Antes de passarmos a pé a ponte D. Luís, monumento integrado na arquitetura do ferro, vimos ainda, a partir do Jardim do Morro, o Mosteiro da Serra do Pilar monumento integrado na arte Barroca, bem como a beleza da cidade do Porto, visto da sua cidade vizinha.

Passada a ponte, visitamos a estação de S. Bento, um antigo convento dizimado por um incêndio que, por dentro, está totalmente coberto com azulejos do século XIX que representam acontecimentos da História de Portugal.

Ainda tivemos tempo de passar pelo Passeio das Cardosas e contemplar as enormes mudanças que ali ocorreram, nomeadamente uma área que antes era constituída por edifícios abandonados, e que, presentemente, é o espaço onde se localizam alguns dos melhores edifícios restaurados para a habitação do Porto.

Daí, seguimos em direção à emblemática  Rua das Flores. Ninguém diria que ainda há poucos anos esta rua se encontrava completamente abandonada. Hoje, é, provavelmente, a rua mais bonita do Porto, o que faz com que portuenses e estrangeiros, incluindo toda a nossa turma, olhem para todos os lados com olhares de espanto.

Depois, veio a difícil tarefa de subir a Rua dos Clérigos. No entanto, valeu a pena, pois pudemos apreciar a beleza da arquitetura Barroca do edifício, com os seus azulejos, a mármore, a talha dourada, e ainda o maior órgão de tubos da Europa.

Bem próximo deste espaço, encontra-se a luxuosa Livraria Lello e Irmão, com um estilo de construção que mistura a Arte Nova com o Neogótico, conhecida pela sua bela fachada, o enorme vitral que cobre quase a totalidade do teto, e a peculiar escadaria vermelha.

Finalmente, chegou o tão aguardado momento de descanso, na gelataria Spirito. De lá, íamos saindo debaixo do olhar incrédulo da professora Ana Elisa Freitas, chocada com a quantidade de gelados e cupcakes que trazíamos.

Mas a percurso não acabou aí. Visitámos, também, a Igreja do Carmo, de estilo barroco, e da entrada ainda vimos outro edifício histórico do Porto, de estilo Neoclássico, o Hospital de Santo António.

Descemos para a Avenida dos Aliados, onde pudemos apreciar, um em cada ponta, dois fantásticos edifícios: o Hotel Intercontinental e a Câmara Municipal do Porto.

Mesmo depois desta grande caminhada e de muitas queixas de dores nos pés, passamos pela Rua de Santa Catarina, onde se localiza o emblemático Café Majestic.

Seguimos a rua 31 de Janeiro em direção à estação de S. Bento para apanhar o metro que nos levaria de novo para Gaia e, como não poderia deixar de ser, aproveitamos a vista privilegiada para a Torre dos Clérigos onde tirámos umas belas fotos. 

Acabámos este itinerário muito mais enriquecidos e a conhecer melhor a cidade vizinha e vamos, certamente, olhar para este burgo com outros olhos, fazendo a ligação entre a história e a sociedade.

 

 

 

 

 

[2017-04-10]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.