Deputados por um dia

voltar Deputados por um dia

No passado dia 13 de março, no Auditório Venepor da Maia, realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Secundário, subordinada ao tema “A Constituição que temos e a que queremos: Desafios ao Poder Local”, tendo o nosso colégio sido representado pelos alunos Francisco Gomes (10º ano), Pedro Lopes (12º ano) e Marta Naldinho (12º ano).

A sessão foi aberta pelo presidente da mesa que deu as boas vindas aos representantes das mais de quarenta escolas presentes. De seguida, tiveram lugar vários discursos de abertura por parte de diversas entidades e, ainda, um momento de esclarecimento de dúvidas com o deputado João Torres (PS) sobre o funcionamento da Assembleia da República, a vida de um deputado e outros temas da atualidade.

Após esclarecidas algumas das dúvidas das várias escolas, os deputados eleitos deram início a uma breve apresentação do seu projeto de recomendação, concretizado em três medidas discutidas e aprovadas nas respetivas sessões escolares.

Depois da apresentação dos projectos, tivemos oportunidade de colocar questões de forma a esclarecer alguns pontos das propostas anteriormente apresentadas, bem como de responder a questões colocadas por outros deputados. Seguiu-se a votação dos projetos de recomendação e a escolha daquele que iria servir de base ao debate na especialidade.

Concluída a sessão da manhã, seguiu-se o almoço na Escola Secundária da Maia. Foi um momento de convívio e de estreitamento de laços entre os participantes.

À tarde, retomados os trabalhos, os vários deputados dividiram-se em grupos de forma a debater e apresentar propostas de aditamento, de alteração de redação e de substituição ao projeto base mais votado.

Feita a entrega das propostas à mesa da Assembleia, deu-se início ao debate na especialidade e à votação das propostas dos vários grupos, tendo sido apenas aprovada mais uma medida.

Tiveram, ainda, lugar mais duas votações: a eleição dos deputados que vão representar o nosso distrito e a do porta voz do nosso círculo eleitoral.

O parlamento dos jovens é, assim, uma iniciativa que desenvolve as competências dos jovens para a intervenção cívica ativa e para o aprofundamento da consciência social necessárias à resolução dos problemas da vida em sociedade.

Apesar de não termos passado à fase seguinte, acabamos por ter uma votação significativa e intervir na defesa das ideias que consideramos serem as melhores. A nossa participação permitiu contribuir para a discussão sobre temas importantes para o nosso país, para além de darmos a conhecer o nosso colégio. Acreditamos que, efetivamente, temos o futuro nas nossas mãos e que podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor

 

Francisco Gomes
Pedro Lopes
Marta Naldinho

[2017-03-21]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB