PERCURSOS pelo DESENHO - Pequenos Grandes Artistas

voltar PERCURSOS pelo DESENHO -  Pequenos Grandes Artistas

PARABÉNS SUPER ARTISTAS! 

Os Pequenos Grandes Artistas do ATELIER OLHARES CRIATIVOS foram envolvidos numa aventura, participaram com obras na exposição “PERCURSOS pelo DESENHO”.
A vontade de CRIAR novos Olhares, mais esclarecidos, mais despertos, mais sábios para tudo o que nos rodeia, trilhou a vontade de projetar e concretizar uma exposição sobre o DESENHO na FUNDAÇÃO JOSÉ RODRIGUES.

O grupo dos Pequenos Grandes Artistas ficou fascinado com a ideia.

Esta exposição revelou-se uma verdadeira descoberta, recheada de encantamento, o tal que move, que constrói uma real aprendizagem.

Abriu um Mundo Novo nos olhares destas crianças.
Olhares que viram, que sentiram, que questionaram, que compreenderam, que registaram, que despertaram a vontade de EXPERIMENTAR o NOVO: novos suportes, novas formas, novas conjugações de cores.
A criação foi um deslumbramento, abriu novas possibilidades para transmitir emoções.
A expressão “EU CONSIGO” passou a ser evidente no vocabulário das crianças e o seu sorriso uma constante.

Restos de tudo são transmutados em vida! Papéis, madeiras, caixas, cartões, foram os suportes eleitos no intuito de uma nova VIDA de significados.
As obras começaram a surgir a bom ritmo e com uma qualidade já assinalável para estas idades, e tornou-se necessário um local mais representativo para as expor, com o objetivo de “provocar” a mutação de OLHARES.
Arte que circula provoca, move, desconstrói, para edificar o NOVO.
O deslumbramento é bem visível nos Pequenos Grandes Artistas, afinal, “eu consigo e sou válido, o que eu faço é apreciado, é relevante”.

Porquê a ARTE?

Por tudo isto e muito mais. Pelo poder transformador, integrador, de todos os nossos seres no todo. A compreensão de nós mesmos e o entendimento dos outros constrói as vontades e os à-vontades de edificar o NOVO no TODO. Olhares CRIATIVOS, Olhares ESCLARECIDOS!

 

Até à próxima viagem

 

Fernanda Santos
Artista Plástica
Educadora Artística

[2017-01-10]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB