PERCURSOS pelo DESENHO - Pequenos Grandes Artistas

voltar PERCURSOS pelo DESENHO -  Pequenos Grandes Artistas

PARABÉNS SUPER ARTISTAS! 

Os Pequenos Grandes Artistas do ATELIER OLHARES CRIATIVOS foram envolvidos numa aventura, participaram com obras na exposição “PERCURSOS pelo DESENHO”.
A vontade de CRIAR novos Olhares, mais esclarecidos, mais despertos, mais sábios para tudo o que nos rodeia, trilhou a vontade de projetar e concretizar uma exposição sobre o DESENHO na FUNDAÇÃO JOSÉ RODRIGUES.

O grupo dos Pequenos Grandes Artistas ficou fascinado com a ideia.

Esta exposição revelou-se uma verdadeira descoberta, recheada de encantamento, o tal que move, que constrói uma real aprendizagem.

Abriu um Mundo Novo nos olhares destas crianças.
Olhares que viram, que sentiram, que questionaram, que compreenderam, que registaram, que despertaram a vontade de EXPERIMENTAR o NOVO: novos suportes, novas formas, novas conjugações de cores.
A criação foi um deslumbramento, abriu novas possibilidades para transmitir emoções.
A expressão “EU CONSIGO” passou a ser evidente no vocabulário das crianças e o seu sorriso uma constante.

Restos de tudo são transmutados em vida! Papéis, madeiras, caixas, cartões, foram os suportes eleitos no intuito de uma nova VIDA de significados.
As obras começaram a surgir a bom ritmo e com uma qualidade já assinalável para estas idades, e tornou-se necessário um local mais representativo para as expor, com o objetivo de “provocar” a mutação de OLHARES.
Arte que circula provoca, move, desconstrói, para edificar o NOVO.
O deslumbramento é bem visível nos Pequenos Grandes Artistas, afinal, “eu consigo e sou válido, o que eu faço é apreciado, é relevante”.

Porquê a ARTE?

Por tudo isto e muito mais. Pelo poder transformador, integrador, de todos os nossos seres no todo. A compreensão de nós mesmos e o entendimento dos outros constrói as vontades e os à-vontades de edificar o NOVO no TODO. Olhares CRIATIVOS, Olhares ESCLARECIDOS!

 

Até à próxima viagem

 

Fernanda Santos
Artista Plástica
Educadora Artística

[2017-01-10]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.