Bonança Ecológica

voltar Bonança Ecológica

No passado dia 18 de novembro, as turmas do 10º ano 1 (Agrupamento de Ciências e Tecnologias) e 10º ano 2 (Agrupamento de Ciências Socio - Económicas) realizaram uma recolha de lixo em algumas ruas de Vila Nova de Gaia no âmbito do projeto Ecologia para uma cidadania mais responsável, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, EMRC.

Algumas semanas antes, estas duas turmas, que têm a disciplina de E.M.R.C. em conjunto, foram divididas em grupos de trabalho nesta mesma disciplina. Cada grupo deveria desenvolver um projeto ecológico. Um dos grupos idealizou uma recolha de lixo pelas duas turmas em alguns locais de Vila Nova de Gaia. A ideia foi aprovada e as turmas dispuseram-se a abraçar, de bom grado, a iniciativa com o intuito de cuidar do ambiente, sendo este a nossa Casa Comum.

Apesar da atividade se ter realizado de manhã, entre as oito e meia e as dez horas, por volta da altura em que os funcionários municipais estariam a terminar a limpeza das ruas, foram recolhidos perto de uma dezena de sacos de lixo de 50 litros cada, cheios, que foram depois colocados em ecopontos apropriados. Constatámos que é lamentável a quantidade de lixo que encontramos no nosso caminho e aproveitamos esta oportunidade para apelar ao bom senso de todos para a recolha e separação do seu próprio lixo, dado ser um gesto tão simples, se executado por cada um, e tão benéfico ao ambiente.

Ao longo do nosso percurso pela Avenida da República, Jardim Soares dos Reis e ruas ao redor da Câmara Municipal de Gaia, fomos abordados por várias pessoas que demonstraram interesse no nosso projeto, e, com isto, desejamos que surjam novas ideias para tornar o mundo um lugar melhor.

Esta iniciativa cumpriu o seu propósito de limpar as ruas e sensibilizar todos aqueles que observassem os alunos para que também se sentissem no dever de não deitarem lixo para o chão. Com esta notícia pretende-se também contagiar os leitores para que tenham consciência e responsabilidade ecológicas.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que esta experiência nos marcou e mal seja possível, com certeza, voltaremos a repetir.

Marta Costa, Nuno Pinto, Tiago Moreira - 10º1
Francisca Barbosa - 10º2                 

 

[2017-01-02]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB