Bonança Ecológica

voltar Bonança Ecológica

No passado dia 18 de novembro, as turmas do 10º ano 1 (Agrupamento de Ciências e Tecnologias) e 10º ano 2 (Agrupamento de Ciências Socio - Económicas) realizaram uma recolha de lixo em algumas ruas de Vila Nova de Gaia no âmbito do projeto Ecologia para uma cidadania mais responsável, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, EMRC.

Algumas semanas antes, estas duas turmas, que têm a disciplina de E.M.R.C. em conjunto, foram divididas em grupos de trabalho nesta mesma disciplina. Cada grupo deveria desenvolver um projeto ecológico. Um dos grupos idealizou uma recolha de lixo pelas duas turmas em alguns locais de Vila Nova de Gaia. A ideia foi aprovada e as turmas dispuseram-se a abraçar, de bom grado, a iniciativa com o intuito de cuidar do ambiente, sendo este a nossa Casa Comum.

Apesar da atividade se ter realizado de manhã, entre as oito e meia e as dez horas, por volta da altura em que os funcionários municipais estariam a terminar a limpeza das ruas, foram recolhidos perto de uma dezena de sacos de lixo de 50 litros cada, cheios, que foram depois colocados em ecopontos apropriados. Constatámos que é lamentável a quantidade de lixo que encontramos no nosso caminho e aproveitamos esta oportunidade para apelar ao bom senso de todos para a recolha e separação do seu próprio lixo, dado ser um gesto tão simples, se executado por cada um, e tão benéfico ao ambiente.

Ao longo do nosso percurso pela Avenida da República, Jardim Soares dos Reis e ruas ao redor da Câmara Municipal de Gaia, fomos abordados por várias pessoas que demonstraram interesse no nosso projeto, e, com isto, desejamos que surjam novas ideias para tornar o mundo um lugar melhor.

Esta iniciativa cumpriu o seu propósito de limpar as ruas e sensibilizar todos aqueles que observassem os alunos para que também se sentissem no dever de não deitarem lixo para o chão. Com esta notícia pretende-se também contagiar os leitores para que tenham consciência e responsabilidade ecológicas.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que esta experiência nos marcou e mal seja possível, com certeza, voltaremos a repetir.

Marta Costa, Nuno Pinto, Tiago Moreira - 10º1
Francisca Barbosa - 10º2                 

 

[2017-01-02]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.