Semana Missionária

voltar Semana Missionária

Realizou-se mais uma semana missionária no CNSB com sorrisos, cor e testemunhos de vida felizes de quem trouxe “Boas Notícias” da África, Europa e Ásia, por onde andou durante os meses de Julho e Agosto, deixando a sua marca de bem fazer. A semana, aconteceu no 90º Aniversário da comemoração do Dia Mundial das Missões. Feliz coincidência, uma vez que a Bonança celebra os seus 90 anos de vida. 

Pudemos viajar até Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Bulgária e Cambodja, na partilha/testemunho da juventude do CNSB que ousou cruzar oceanos e estradas, empreender caminhos de bem fazer, trocar as férias por ações de voluntariado em favor do outro cujo nome, rosto e história desconhecíamos. Levamos um pouco de nós, juntamente com a nossa paixão e imensa vontade de viver. Ensinamos, brincamos, acolhemos e fomos acolhidos, celebramos a fé, sofremos, quisemos desistir, sentimos saudades, servimos generosamente, partilhamos a vida… Foi muito gratificante a experiência e foi bem mais o que recebemos do que aquilo que efetivamente pudemos dar. Foram meses de imensa audácia, de sacrifícios a todos os níveis, de doação a toda a prova, de alegria genuína e contagiante, própria de quem se dá por amor.

A nossa gratidão às pessoas que nos proporcionaram espaço/tempo para pormos a render os nossos talentos, o engenho e a criatividade. Igualmente, agradecemos às pessoas que nos ajudaram a concretizar o nosso sonho de partir em missão por terras longínquas.

Da semana missionária constaram, não só testemunhos missionários, mas também experiências de missão cá dentro - “ad intra” - levadas a cabo pelos alunos do 11º Ano (turmas 1,2,3 e 4) que se puseram a caminho e brindaram os Gaienses com gestos, mensagens e presença de alegria e esperança. No dizer dos alunos, foi uma experiência gratificante, pois quebrou a rotina das pessoas, alegrou os seus dias e restituiu esperança ao coração de muita gente.

Bem haja à juventude do CNSB pela disponibilidade de coração e entusiasmo com que sempre acolhe esta Semana.

Deixámos o testemunho da Beatriz do 12º 1: «O meu nome é Beatriz, tenho 17 anos, sou da turma 12º 1. Estas férias decidi fazer algo diferente. Troquei o Porto por Stara Zagora, uma pequena cidade no centro da Bulgária, onde vivi dois dos melhores meses da minha vida. Fui voluntária numa organização que ajudava e promovia atividades educativas para crianças da zona. Foi uma experiência única.

Nos primeiros dias não foi fácil: as saudades da família, as dificuldades de comunicação (os búlgaros não falam inglês!), o alfabeto diferente, o clima, as tarefas domésticas, as idas ao supermercado, as atividades da organização, tudo era novidade para mim. Mas, aos poucos foi melhorando, a partir da segunda semana ficou mais fácil e a sensação de pertencer àquele lugar ia crescendo.

Do programa de voluntariado, fazia parte a organização de todo o trabalho a realizar. Eu e outros voluntários (de várias nacionalidades) organizámos um campo de férias para crianças dos 6 aos 12 anos. Foi uma experiência gratificante…

Ao recordar esses dois meses, só consigo ficar agradecida à vida, por me ter dado esta oportunidade fantástica. Agora espero conseguir incentivar mais jovens a partir em busca da aventura da sua vida.»

[2017-01-02]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB