Dia Mundial da Ciência

voltar Dia Mundial da Ciência

Na passada quinta-feira, dia 24 de novembro, os alunos de ciências e tecnologias do 12º ano prepararam diversas atividades dedicadas, sobretudo, aos mais pequenos, com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Ciência.

Num primeiro momento, apresentaram várias experiências para que as turmas do 1º ciclo pudessem ter um contacto mais próximo com a ciência. Foi-lhes dada a oportunidade de observarem e realizarem várias atividades relacionadas com a Biologia, a Química e a Física, aplicadas a situações do quotidiano. Desde a extração do ADN à produção de queijo fresco e perfume de coco, até às areias movediças, ao submarino e ao foguetão, foram muitas as iniciativas e para todos os gostos.

Porém, não foram só os alunos do secundário que fizeram experiências. Os meninos do pré-escolar, devidamente equipados, quiseram provar que também eles são uns “pequenos cientistas”, mostrando como se põem minhocas a dançar ou se decifra uma mensagem secreta.

Relativamente, aos alunos do 2º ciclo, também, eles tiveram a oportunidade de ser verdadeiros cientistas e realizar uma atividade denominada "Cores espumantes". Para a execução desta atividade foi importante a colaboração da Yscience que ajudou a comemorar o Dia Mundial da Ciência.

A adesão dos alunos e a vontade de conhecer foram os ingredientes chave para o sucesso desta iniciativa que permitiu aumentar o interesse pela ciência, demonstrando que ela é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento humano.

Pedro Lopes

12º ano 

[2016-12-08]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.