Dia de S. Francisco mobiliza toda a comunidade educativa

voltar Dia de S. Francisco mobiliza toda a comunidade educativa

No passado dia 4 de outubro, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança encheu-se de júbilo e de festa para comemorar o dia de São Francisco, seu patrono e fundador da ordem franciscana. Associou a esta data significativa a inauguração e bênção da escultura da Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora da CONFHIC, como marco das comemorações dos 90 anos de existência do CNSB, cujo legado e Carisma brotou da vida e obra dos Fundadores.  

Inspirando-se na atitude de desprendimento do jovem de Assis, símbolo de pobreza evangélica, o CNSB mobilizou todos os alunos para uma reflexão sobre este valor, desafiando os alunos do secundário a participar numa experiência concreta de desprendimento e reveladora da sua importância.

Durante a manhã, houve “visitas” de São Francisco aos alunos mais novos, um momento de oração da manhã, cânticos, uma brilhante coreografia no ato de inauguração e bênção da escultura em homenagem à Irmã Maria Clara do Menino Jesus, que mereceu da madre superiora, Irmã Maria Cidália Pereira de Araújo, as seguintes palavras: «Aqui a temos, em nosso pátio: linda, serena, forte, terna, amiga, próxima… dizendo a cada um de nós que é atual o Carisma que nos legou:  “Lucere et fovere - iluminar e aquecer!” – em síntese, traduzido para a escultura, na expressão: EDUCAR PARA HUMANIZAR!»

Integrada nas comemorações dos 90 anos do CNSB, a celebração contou com a presença de elementos de toda a comunidade educativa, bem como de ilustres convidados, como Dom Manuel António Mendes, Bispo de São Tomé e Príncipe, Irmãs Conselheiras do Governo da Província de Santa Maria, o Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Delfim Sousa, e o escultor João Filipe Sá, autor da obra inaugurada que, nas palavras do nosso Diretor Pedagógico, Luís Caetano, «fez o milagre de transformar a rocha numa representação da Mãe Clara e da metáfora da sua missão educativa».

O dia ficou ainda marcado pela bênção de animais de estimação, lembrando a proteção que lhes é votada por São Francisco, pela plantação de amores-perfeitos, flor preferida da Irmã Maria Clara, enquanto símbolo de simplicidade, fragilidade e amor à Causa, e pela largada de 90 balões, que, de forma expressiva, desenharam no firmamento os 90 anos de hospitalidade franciscana em missão educativa e sugeriram o desprendimento lembrado e vivido, por estes dias, no CNSB, ao jeito de Francisco de Assis.  

 

[2016-10-10]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB