CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

voltar CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

No passado dia 23 de setembro, sexta-feira, eu, Nuno Duarte Pereira Pinto, aluno do 10º ano do Agrupamento de Ciências e Tecnologias, dirigi-me a Sintra para receber o prémio de 3º lugar do escalão A (3º ciclo) nas Olimpíadas da Língua Portuguesa.                                                                                       

 Aproveito para acrescentar que apesar de frequentar o 10º ano, recebi o prémio na qualidade de aluno do 9º ano, tendo em conta que a prova foi realizada no passado ano letivo.

Fui acompanhado pelo meu pai e pela minha irmã, para além das professoras Luísa Pinto, Ermelinda Freitas, e da Irmã Nealtina Cassamá. Na Quinta da Regaleira, encontramo-nos com os organizadores do evento, com os restantes premiados e com outros convidados ligados à Língua Portuguesa. Durante a manhã, usufruímos de uma visita guiada à Quinta da Regaleira, em parte dinamizada pelos próprios premiados.

Para o almoço, dirigimo-nos ao Palácio de Monserrate, onde a cerimónia de entrega dos prémios teve lugar. Nessa altura, juntaram-se a nós alguns ilustres, nomeadamente o representante do Plano Nacional de Leitura (PNL), o Secretário de Estado da Educação e o Vice-Presidente do Município.

Depois da cerimónia, alguns convidados regressaram, logo a casa, devido ao avançado da hora e à distância que tinham de percorrer. Os resistentes puderam conhecer melhor o Palácio, quase totalmente restaurado, e o Jardim de Monserrate, com flora proveniente dos cinco continentes. Despedimo-nos dos atenciosos organizadores do evento e regressamos a casa muito felizes.

Na minha opinião, foi um dia que permitiu aprender muito sobre o património  histórico da Vila de Sintra, local privilegiado para residências e veraneio das famílias aristocráticas, desde o século XVIII, o que explica a profusão de palacetes e casas senhoriais espalhadas por toda a região. Além disso, o encanto da paisagem, os espaços verdes, os pequenos caminhos e as fontes de águas límpidas também nos ficarão na memória pelo agradável convívio que proporcionaram e pelas gargalhadas partilhadas.

Na verdade, foi um dia memorável e de grande responsabilidade, não só pelo que representou para mim, mas também pelo desejo de, no próximo ano, voltar a usufruir de outros momentos deslumbrantes.

Nuno Pinto, 10º Ano 

[2016-09-28]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.