CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

voltar CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

No passado dia 23 de setembro, sexta-feira, eu, Nuno Duarte Pereira Pinto, aluno do 10º ano do Agrupamento de Ciências e Tecnologias, dirigi-me a Sintra para receber o prémio de 3º lugar do escalão A (3º ciclo) nas Olimpíadas da Língua Portuguesa.                                                                                       

 Aproveito para acrescentar que apesar de frequentar o 10º ano, recebi o prémio na qualidade de aluno do 9º ano, tendo em conta que a prova foi realizada no passado ano letivo.

Fui acompanhado pelo meu pai e pela minha irmã, para além das professoras Luísa Pinto, Ermelinda Freitas, e da Irmã Nealtina Cassamá. Na Quinta da Regaleira, encontramo-nos com os organizadores do evento, com os restantes premiados e com outros convidados ligados à Língua Portuguesa. Durante a manhã, usufruímos de uma visita guiada à Quinta da Regaleira, em parte dinamizada pelos próprios premiados.

Para o almoço, dirigimo-nos ao Palácio de Monserrate, onde a cerimónia de entrega dos prémios teve lugar. Nessa altura, juntaram-se a nós alguns ilustres, nomeadamente o representante do Plano Nacional de Leitura (PNL), o Secretário de Estado da Educação e o Vice-Presidente do Município.

Depois da cerimónia, alguns convidados regressaram, logo a casa, devido ao avançado da hora e à distância que tinham de percorrer. Os resistentes puderam conhecer melhor o Palácio, quase totalmente restaurado, e o Jardim de Monserrate, com flora proveniente dos cinco continentes. Despedimo-nos dos atenciosos organizadores do evento e regressamos a casa muito felizes.

Na minha opinião, foi um dia que permitiu aprender muito sobre o património  histórico da Vila de Sintra, local privilegiado para residências e veraneio das famílias aristocráticas, desde o século XVIII, o que explica a profusão de palacetes e casas senhoriais espalhadas por toda a região. Além disso, o encanto da paisagem, os espaços verdes, os pequenos caminhos e as fontes de águas límpidas também nos ficarão na memória pelo agradável convívio que proporcionaram e pelas gargalhadas partilhadas.

Na verdade, foi um dia memorável e de grande responsabilidade, não só pelo que representou para mim, mas também pelo desejo de, no próximo ano, voltar a usufruir de outros momentos deslumbrantes.

Nuno Pinto, 10º Ano 

[2016-09-28]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB