Dia de África 2021

voltar Dia de África 2021

No dia 25 de maio, celebrou-se o Dia da África. Desde 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid. Para além disso, simboliza o desejo de um continente mais unido e livre.

Os nossos alunos africanos, para celebrar esta data, quiseram dar a conhecer a toda a comunidade educativa um pouco da sua história e cultura, através de um vídeo realizado e editado por eles. No final da manhã, haverá lugar a uma demonstração de danças e músicas africanas.

Mais um dia repleto de alegria e cultura. Esta iniciativa está inserida no projeto CNSB Intercultural – Hospitalidade e Educação 2.0, financiado pelo FAMI.

 

[2021-05-24]

Destaques

O CNSB voltou a ganhar vida!
Setembro é o mês dos regressos: aos amigos, aos professores e à escola. Aos poucos, o rebuliço e as brincadeiras foram tomando conta do nosso Colégio, tornando-o ainda mais alegre e colorido!

Sementes do movimento UBUNTU
Na semana de 14 a 18 de junho, os alunos do 10.º ano foram desafiados a experienciar uma semana Ubuntu (que significa ?eu sou porque tu és?), dinamizada pela Academia de Líderes Ubuntu, promovida pelo Instituto Padre António Vieira e que visa formar futuros líderes servidores. Assim, as três turmas assumiram-se como pioneiras, sendo as primeiras do Colégio a vivenciar esta experiência.

Semana Cultural dos oitavos
A Semana Cultural dos oitavos anos começou com uma visita de estudo à Régua, realizada no dia 21 de junho de 2021, uma segunda-feira.

Mais um prémio no Concurso Uma Aventura Literária 2021
E foi com muita alegria e orgulho que recebemos a notícia da atribuição do prémio literário à nossa aluna Maria Beatriz Gonzaga Ribeiro do 6ºB pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 11 621 trabalhos de várias escolas de norte a sul do país.

CNSB vence desafios Segura NET19-20
No âmbito da 13.ª edição do concurso Desafios SeguraNet dinamizada pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, o Colégio Nossa Senhora da Bonança participou com equipas de 2.º e 3.º Ciclos, consagrando-se a escola vencedora. Este concurso contempla quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e, ainda, a pais/encarregados de educação.

Visita ao Museu do Holocausto
Nos dias 7 e 9 de junho, as turmas do 11.3 e 10.2 e 3, respetivamente, realizaram uma visita de estudo ao Museu do Holocausto, no Porto, no âmbito das disciplinas de História A, Geografia A, Filosofia e Educação Moral e Religiosa Católica. A visita decorreu durante a tarde, tendo tido início às 14:00h, hora a que os alunos saíram do colégio em direção à estação de metro mais próxima. A chegada ao colégio deu-se por volta das 18:00h.

Alunos NPT visitam o Terminal de Cruzeiros de Leixões
No passado dia 28 de maio, um grupo de alunos Nacionais de Países Terceiros (NPT) do nosso colégio, acompanhados por alguns professores, deslocaram-se ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões para o visitarem. Foi uma tarde bem passada, na qual os alunos puderam apreciar a beleza do edifício e conhecer um pouco mais sobre a história do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Somar para dividir
Todos os anos o CNSB decide participar na campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Este ano não foi exceção!

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.