Visita de estudo ao Cineteatro Eduardo Brazão

voltar Visita de estudo ao Cineteatro Eduardo Brazão

No dia 4 do corrente mês, os alunos de 11º e 12º anos do Colégio Nossa Senhora da Bonança realizaram uma visita de estudo ao Cineteatro Eduardo Brazão em Valadares, no âmbito da disciplina de Português, para assistirem ao filme de João Botelho “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.

Após largos meses de limitações, fruto das restrições impostas por confinamentos sucessivos, os alunos puderam novamente alargar os seus horizontes, confrontando a leitura e análise que têm efetuado em contexto de sala de aula com a adaptação cinematográfica da obra de José Saramago.

A atividade revelou-se proveitosa e bem acolhida pelos alunos, já que permitiu a visualização de realidades até aí apenas imaginadas, tendo inclusive despertado a visão crítica dos mesmos ao permitir o confronto com as suas leituras pessoais. As cores, a dinâmica, os atores escolhidos para as diferentes personagens bem como o final escolhido foram alguns dos ingredientes cinematográficos mais comentados e motivadores de diferentes apreciações.

Seguindo-se a máxima de Ricardo Reis “Sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo”, tentou-se dotar os alunos da capacidade de olhar para o espetáculo do mundo de diferentes perspetivas, desenvolvendo assim a sua própria, pois dessa forma se desenvolve a sabedoria.

Como recordação e incentivo à leitura, alunos e professores acompanhantes receberam um marcador de livro alusivo à obra em causa, o qual foi desenvolvido e oferecido pelo Departamento de Língua Materna.

[2021-05-5]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB