CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia

voltar CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia

No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Mesmo à distância, os nossos alunos quiseram assinalar esta data tão importante que todos os anos, pelo início da primavera, celebra as infindáveis possibilidades da palavra.

Esta iniciativa foi dinamizada pelo Departamento de Língua Materna nas aulas de Português e levou os alunos a declamar, a escrever e a imaginar a poesia em sítios impossíveis, sempre com os sentidos bem despertos.

No final da semana, registou-se em vídeo os trabalhos e a participação de alguns alunos que foi mostrada a todas as turmas.

Fez-se poesia!"

[2021-04-26]

Destaques

Sementes do movimento UBUNTU
Na semana de 14 a 18 de junho, os alunos do 10.º ano foram desafiados a experienciar uma semana Ubuntu (que significa ?eu sou porque tu és?), dinamizada pela Academia de Líderes Ubuntu, promovida pelo Instituto Padre António Vieira e que visa formar futuros líderes servidores. Assim, as três turmas assumiram-se como pioneiras, sendo as primeiras do Colégio a vivenciar esta experiência.

Semana Cultural dos oitavos
A Semana Cultural dos oitavos anos começou com uma visita de estudo à Régua, realizada no dia 21 de junho de 2021, uma segunda-feira.

Mais um prémio no Concurso Uma Aventura Literária 2021
E foi com muita alegria e orgulho que recebemos a notícia da atribuição do prémio literário à nossa aluna Maria Beatriz Gonzaga Ribeiro do 6ºB pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 11 621 trabalhos de várias escolas de norte a sul do país.

CNSB vence desafios Segura NET19-20
No âmbito da 13.ª edição do concurso Desafios SeguraNet dinamizada pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, o Colégio Nossa Senhora da Bonança participou com equipas de 2.º e 3.º Ciclos, consagrando-se a escola vencedora. Este concurso contempla quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e, ainda, a pais/encarregados de educação.

Visita ao Museu do Holocausto
Nos dias 7 e 9 de junho, as turmas do 11.3 e 10.2 e 3, respetivamente, realizaram uma visita de estudo ao Museu do Holocausto, no Porto, no âmbito das disciplinas de História A, Geografia A, Filosofia e Educação Moral e Religiosa Católica. A visita decorreu durante a tarde, tendo tido início às 14:00h, hora a que os alunos saíram do colégio em direção à estação de metro mais próxima. A chegada ao colégio deu-se por volta das 18:00h.

Alunos NPT visitam o Terminal de Cruzeiros de Leixões
No passado dia 28 de maio, um grupo de alunos Nacionais de Países Terceiros (NPT) do nosso colégio, acompanhados por alguns professores, deslocaram-se ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões para o visitarem. Foi uma tarde bem passada, na qual os alunos puderam apreciar a beleza do edifício e conhecer um pouco mais sobre a história do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Somar para dividir
Todos os anos o CNSB decide participar na campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Este ano não foi exceção!

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.