Bem-vindos a mais 90 anos de história

voltar Bem-vindos a mais 90 anos de história

O CNSB celebra, este biénio, 90 anos ao serviço da educação, através da vivência e do testemunho de valores autênticos, inspirados na fundadora da Congregação Madre Maria Clara do Menino Jesus. Assim, dando voz ao passado, continuamos no presente com a mesma motivação, pois queremos desenhar um futuro alternativo e construir caminhos de alegria, paz, solidariedade e esperança.

Nesta perspetiva, recomeçamos, o novo ano letivo, cheios de dinamismo e de desejos centrados na “Pessoa” de cada aluno, pelo que o dia 9 de setembro, dia escolhido para a abertura oficial do novo ano, exprimiu o culminar de um regresso por etapas, onde todos os ciclos sepuderam sentir acolhidos neste espaço em permanente construção.

Na verdade, foi uma manhã repleta de afetos, onde não faltaram abraços, apadrinhamentos, desejos guardados na “cápsula do tempo”, mensagens de boas vindas e votos de muito sucesso para toda a comunidade educativa.

Mas, ainda antes do intervalo, quando todos pensavam que não havia mais surpresas, toda a comunidade (creche, pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário) se reuniu no átrio da entrada para a inauguração do Anjo, símbolo da proteção e amparo de todos quantos fazem parte desta grande família franciscana. Esta cerimónia, que foi acompanhada por uma banda sonora alusiva ao momento festivo e presidida pela Madre Superiora e pelo Diretor Pedagógico, foi uma celebração emotiva onde se ouviu a uma só voz a oração do Anjo da Guarda.

Depois de terminado o protocolo, todos se dispersaram, para o intervalo, na certeza de que não estão sozinhos, pois têm “Alguém” que os orienta e ajuda a “desenhar o futuro”.

Por fim, regressados à sala de aula, coube ao diretor de turma ou seus representantes a transmissão das orientações imprescindíveis no início de uma nova etapa, bem como votos de um ano cheio de sucessos.                                              

Prof. Maria Luísa Pinto

[2016-09-14]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB