Momento de formativo

voltar Momento de formativo

No passado dia 10 de julho, esteve entre nós a Irmã Maria Amélia Costa, religiosa da congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), que se tem dedicado à evangelização através da música há mais de 35 anos e que já foi professora do CNSB, veio relembrar-nos a todos que somos “Artesãos da cultura da solidariedade hospitaleira”.

 

A nossa querida Irmã iniciou o encontro com um texto de Madre Teresa de Calcutá, o Dia Mais Belo, que serviu de mote a um breve brainstorming com o objetivo de sensibilizar para uma pedagogia de esperança e de amor. Assim, todos refletimos na importância de se dar continuidade a projetos com valores como a solidariedade, a hospitalidade e o diálogo. Insistiu, também, na necessidade de cada um rever as suas metas e valorizar mais o outro, cuidando das suas relações com os outros, uma vez que “o amor não cansa”.

 

Lembrando o Papa Francisco, a Irmã referiu que o otimismo desengana enquanto que a esperança, nesta época de pandemia em que vivemos, é fundamental. Acrescentou que não podemos deixar que a esperança nos abandone, pois Deus caminha sempre ao nosso lado.

 

Para concluir, a nossa Irmã sublinhou que educar não é uma profissão, mas uma vocação, na medida em que o verdadeiro professor é aquele que ensina/educa os seus alunos com amor e dedicação.

 

No fim da formação, a dinamizadora da tarde proporcionou um momento para algumas partilhas, no sentido de alicerçar os princípios de uma escola católica.

 

Foi, sem dúvida, uma oportunidade formativa que contou com a presença de todos os professores, agora com o coração bem mais enriquecido e recetivo ao próximo.

[2020-07-10]

Destaques

Olimpíadas de Física 2020
Todos os anos, o CNSB concorre, com muito entusiasmo, às Olimpíadas de Física, atividade destinada aos alunos do 9º e 11° anos, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB

FantasLíngua XIII
É com muita alegria que, pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança, através do Departamento de Língua Materna, promove os dias didáticos da Língua Materna ? FantasLíngua XIII.

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.

Dia de São Francisco
4 de outubro