Momento de formativo

voltar Momento de formativo

No passado dia 10 de julho, esteve entre nós a Irmã Maria Amélia Costa, religiosa da congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), que se tem dedicado à evangelização através da música há mais de 35 anos e que já foi professora do CNSB, veio relembrar-nos a todos que somos “Artesãos da cultura da solidariedade hospitaleira”.

 

A nossa querida Irmã iniciou o encontro com um texto de Madre Teresa de Calcutá, o Dia Mais Belo, que serviu de mote a um breve brainstorming com o objetivo de sensibilizar para uma pedagogia de esperança e de amor. Assim, todos refletimos na importância de se dar continuidade a projetos com valores como a solidariedade, a hospitalidade e o diálogo. Insistiu, também, na necessidade de cada um rever as suas metas e valorizar mais o outro, cuidando das suas relações com os outros, uma vez que “o amor não cansa”.

 

Lembrando o Papa Francisco, a Irmã referiu que o otimismo desengana enquanto que a esperança, nesta época de pandemia em que vivemos, é fundamental. Acrescentou que não podemos deixar que a esperança nos abandone, pois Deus caminha sempre ao nosso lado.

 

Para concluir, a nossa Irmã sublinhou que educar não é uma profissão, mas uma vocação, na medida em que o verdadeiro professor é aquele que ensina/educa os seus alunos com amor e dedicação.

 

No fim da formação, a dinamizadora da tarde proporcionou um momento para algumas partilhas, no sentido de alicerçar os princípios de uma escola católica.

 

Foi, sem dúvida, uma oportunidade formativa que contou com a presença de todos os professores, agora com o coração bem mais enriquecido e recetivo ao próximo.

[2020-07-10]

Destaques

GUILHERME DE OLIVEIRA PERTO DO PÓDIO NA SUA ESTREIA NA F4
Com apenas 15 anos, Guilherme de Oliveira superou largamente as expectativas na sua estreia absoluta numa prova de monolugares, na penúltima prova da Fórmula 4 espanhola, no Circuito de Jarama. O nosso jovem piloto ficou muito perto de garantir um lugar no pódio na Corrida 2 (4.º lugar) e esteve sempre em evidência nas restantes fases da competição.

Olimpíadas de Física 2020
Todos os anos, o CNSB concorre, com muito entusiasmo, às Olimpíadas de Física, atividade destinada aos alunos do 9º e 11° anos, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB

FantasLíngua XIII
É com muita alegria que, pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança, através do Departamento de Língua Materna, promove os dias didáticos da Língua Materna ? FantasLíngua XIII.

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.