Visita de estudo à Barragem de Crestuma-Lever

voltar Visita de estudo à Barragem de Crestuma-Lever

     No dia 11 de novembro, realizou-se a visita de estudo à Barragem de Crestuma-Lever, uma das barragens do rio Douro.

     Esta atividade foi organizada pelos alunos do 7ºB, no âmbito do projeto dos Domínios de Autonomia Curricular. Para além da organização da visita de estudo, os alunos tiveram também a função de elaborar um questionário com perguntas para serem colocadas ao trabalhador da barragem que fez a visita guiada.

     Esta atividade contribuiu para o aumento do conhecimento que estes alunos tinham em relação à barragem. Na visita de estudo, os alunos puderam perceber como funcionava a barragem entre outras coisas.  

A Barragem de Crestuma-Lever 

     A Barragem de Crestuma-Lever é a última barragem no rio Douro antes de chegar à foz. Foi projetada para a freguesia de Crestuma, no distrito do Porto, mas acabou por ser construída na freguesia de Lever, concelho de Vila Nova de Gaia.

     Esta barragem, que funciona desde 1985, serve para a recolha de água e produção de energia elétrica e permite a passagem pedonal e rodoviárias para a outra margem do rio Douro, o concelho de Gondomar.

     A barragem é constituída por nove pilares de 25,5 metros de altura nos quais se apoiam oito comportas descarregadoras e pode produzir até 117 megawatts. Inclui, no encontro esquerdo, uma eclusa do canal de navegação do rio Douro, que vence um desnível máximo de 14m. É por esta zona que se faz a passagem de barcos de cruzeiro, proporcionando uma experiência única e memorável a todos os turistas.

Autores: Tiago Loureiro & Laura Marques 7.º ano B

[2019-11-11]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.