Dia Mundial da Saúde Mental

voltar Dia Mundial da Saúde Mental

Com o objetivo de sensibilizar a Comunidade Educativa para a problemática da Saúde Mental, o Serviço de Psicologia organizou um Painel, subordinado ao tema Memória, Sono e Desempenho na Aprendizagem, que decorreu no salão de festas, no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental.

Com o intuito de apelar à necessidade de cuidarmos da nossa saúde mental, foram convidados vários oradores, cabendo a cada um dar o testemunho da sua experiência profissional. Assim, depois de uma breve apresentação dos convidados da mesa, abriu a sessão a Dra. Daniela Gonçalves, formadora em Projetos de Educação pela Arte, que realçou a importância das artes performativas para a integração dos jovens na comunidade. De seguida, a Dra. Ana Cristina Mendes Moreira, que gere o Centro de Medicina Integrativa, abordou algumas áreas prioritárias para a inclusão e o bem-estar de cada ser humano. Posteriormente, tomou a palavra o Professor Dr. Paulo Renato Cardoso de Jesus, graduado em Psicologia, doutorado em Filosofia e em Ciências Sociais e Coordenador de uma pós graduação em Coaching na Universidade Portucalense, para refletir com os presentes sobre os efeitos positivos do método socrático. Neste sentido, a sua intervenção foi conduzindo o auditório a um processo de reflexão e descoberta, esclarecendo, de forma brilhante, a importância do sono e como este interfere nas aprendizagens. Por fim, a Dra. Manuela Mota Ribeiro, que atualmente se dedica exclusivamente à escrita de livros para crianças, corroborou as dissertações dos palestrantes que a antecederam, referindo na sua intervenção as múltiplas formas de olharmos o outro para melhor prevenir e cuidar.

Por fim, e dado o adiantado da hora, o debate em grande grupo foi curto, mas o objetivo primordial da sessão fora plenamente atingido: falou-se claro e claramente sobre a Saúde Mental.

Fica um agradecimento a todos os participantes e à dinamizadora do evento, Dra. Teresa Mendes. Até ao próximo ano!

[2019-10-10]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.