Dia de São Francisco

voltar Dia de São Francisco

Um dia eu sonhei/ começar  a  Amar/ Até eu sentir/ todo mundo feliz/

E ao acordar/ peguei e rezei/ A oração da paz de/ Francisco de Assis!

 

       Todos os anos, o dia 4 de outubro é uma data especial para a Família Bonança, pois comemora-se o dia de S. Francisco de Assis e toda a Comunidade é convidada a refletir nos verdadeiros ideais de humildade e pobreza defendidos por este santo tão sedutor e tão cheio de contrastes. Poucos foram tão revolucionários como ele. Poucos foram tão ecologistas. Ninguém amou melhor a natureza, os animais, as flores e o sol… Poucos foram tão fiéis à Palavra de Deus.

       Na verdade, este pequeno homem, que morreu cego aos 46 anos, era simplesmente um jovem cristão que, depois de muitos anos de vida cristã vivida de maneira conformista e insossa (um pouco como muitos cristãos de hoje), quis ser livre, rompendo todos os clichés da sociedade do seu tempo: dinheiro, poder, distinção de classe social, entre outros.

       Assim, na passada sexta-feira, dia 4 de outubro, o CNSB celebrou o dia de S. Francisco de Assis. Após a primeira aula da manhã, deu-se início a um conjunto de iniciativas, antecipadamente preparadas pelos Professores de EMRC e de EV. Acionando o plano B, porque o tempo estava incerto, o local de encontro foi o exterior junto à Capela, onde com pontualidade e aprumo se juntaram os alunos da Creche, do Pré-escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos. Foi, pois, neste espaço sagrado e sob o olhar de Francisco de Assis que todos mostraram, efusivamente, que são Bonança e que, depois de uma pequena “encenação” adaptada de “Como São Francisco descreveu o frade perfeito”, pequenos, grandes e adultos assumiram o compromisso de serem mais e melhores e cantaram o hino do Colégio.

       Os alunos do Secundário, pelas 11horas, deslocaram-se ao Salão de Festas para, também eles, serem seduzidos pela radicalidade de Francisco e viverem um momento de oração ao jeito deste “pobre” de Assis.

       Estar junto de Francisco, ouvir a narração de episódios da sua vida, tudo se tornou mágico e real. Por momentos, todos largaram o seu dia a dia e viveram a alegria da simplicidade e do despojamento, da verdade e do amor. Foi um momento que, para além de ter sido guardado na máquina fotográfica, ficará gravado no de todos  quantos sentem e vivem o carisma franciscano.

 

Prof. Maria Luísa Pinto

[2019-10-04]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.