Dia de São Francisco

voltar Dia de São Francisco

Um dia eu sonhei/ começar  a  Amar/ Até eu sentir/ todo mundo feliz/

E ao acordar/ peguei e rezei/ A oração da paz de/ Francisco de Assis!

 

       Todos os anos, o dia 4 de outubro é uma data especial para a Família Bonança, pois comemora-se o dia de S. Francisco de Assis e toda a Comunidade é convidada a refletir nos verdadeiros ideais de humildade e pobreza defendidos por este santo tão sedutor e tão cheio de contrastes. Poucos foram tão revolucionários como ele. Poucos foram tão ecologistas. Ninguém amou melhor a natureza, os animais, as flores e o sol… Poucos foram tão fiéis à Palavra de Deus.

       Na verdade, este pequeno homem, que morreu cego aos 46 anos, era simplesmente um jovem cristão que, depois de muitos anos de vida cristã vivida de maneira conformista e insossa (um pouco como muitos cristãos de hoje), quis ser livre, rompendo todos os clichés da sociedade do seu tempo: dinheiro, poder, distinção de classe social, entre outros.

       Assim, na passada sexta-feira, dia 4 de outubro, o CNSB celebrou o dia de S. Francisco de Assis. Após a primeira aula da manhã, deu-se início a um conjunto de iniciativas, antecipadamente preparadas pelos Professores de EMRC e de EV. Acionando o plano B, porque o tempo estava incerto, o local de encontro foi o exterior junto à Capela, onde com pontualidade e aprumo se juntaram os alunos da Creche, do Pré-escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos. Foi, pois, neste espaço sagrado e sob o olhar de Francisco de Assis que todos mostraram, efusivamente, que são Bonança e que, depois de uma pequena “encenação” adaptada de “Como São Francisco descreveu o frade perfeito”, pequenos, grandes e adultos assumiram o compromisso de serem mais e melhores e cantaram o hino do Colégio.

       Os alunos do Secundário, pelas 11horas, deslocaram-se ao Salão de Festas para, também eles, serem seduzidos pela radicalidade de Francisco e viverem um momento de oração ao jeito deste “pobre” de Assis.

       Estar junto de Francisco, ouvir a narração de episódios da sua vida, tudo se tornou mágico e real. Por momentos, todos largaram o seu dia a dia e viveram a alegria da simplicidade e do despojamento, da verdade e do amor. Foi um momento que, para além de ter sido guardado na máquina fotográfica, ficará gravado no de todos  quantos sentem e vivem o carisma franciscano.

 

Prof. Maria Luísa Pinto

[2019-10-04]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB