IX Encontro Nacional de Alunos de EMRC do Ensino Secundário

voltar IX Encontro Nacional de Alunos de EMRC do Ensino Secundário

Abeira-te foi o tema da nona edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário, dirigido aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de todo o país. Este tema é em si uma alusão à localização do encontro, Viseu, cidade das Beiras, “um espaço onde os alunos se abeirem de si próprios, dos outros, da natureza e de Deus”.

Assim, nos dias 26 e 27 de abril, vinte e quatro alunos do nosso Colégio viajaram até Viseu para mais um encontro que, segundo a equipa nacional de EMRC, se revestiu de um momento oportuno para “conhecer a cidade de Viseu, as suas referências históricas e culturais na identidade portuguesa” e criar espaços de “reflexão sobre cada realidade para selecionar o essencial”.

Após duas horas de viagem, e com muito entusiasmo, fomos recebidos de braços abertos na Escola Secundária Viriato.

Depois dirigimo-nos até ao largo do Multiusos de Viseu, onde também nos sentimos muito bem-vindos. Aí, pudemos participar em algumas atividades de acolhimento para conhecermos os outros estudantes, provenientes de vários pontos do país, mas acima de tudo reencontrarmo-nos connosco próprios, com a natureza e com Deus.

Depois de um jantar partilhado e de uma visita rápida ao Fórum Viseu, entrámos no Multiusos onde estivemos quatro horas a ouvir boa música e onde houve tempo para a intervenção do Senhor Bispo de Viseu. 

Regressámos, por volta da uma hora da manhã, à escola de acolhimento, cansados e roucos, mas muito felizes. Lá, abrimos os nossos sacos-cama e dormimos no chão de uma sala de aula. Apesar de não ter sido obstáculo, quando acordámos, percebemos que a nossa cama é muito, mas muito mais confortável.

Após o pequeno-almoço, fizemos um Peddy Paper pela cidade, onde pudemos admirar a sua beleza, visitar algumas igrejas e ainda fazer alguns jogos com os escuteiros. Voltámos ao Multiusos para almoçar e, como forma de agradecimento, trouxemos para o nosso Colégio um carvalho, pelo facto de, simbolicamente, termos levado uma árvore para plantar, uma vez que uma área florestal considerável sofrera um grande incêndio, na região de Viseu.

Na viagem de regresso, pudemos perceber que tínhamos dormido poucas horas, pois quase todos, logo de imediato, adormeceram no autocarro. Os que permaneceram firmes aproveitaram para tirar fotos aos que dormiam... 

Mas tendo dormido ou não, a opinião geral é muito positiva, com o coração cheio por esta fantástica experiência. Na próxima edição, queremos participar de novo! Quem estiver curioso e quiser saber mais sobre o que lá se passou, pode consultar os links, abaixo, e perceber que valeu mesmo a pena, pois foi muito divertido e acima de tudo enriquecedor!

https://youtu.be/33Af4df73-Y
https://youtu.be/xgfu3EU47AM

Inês Poças 10.1

 

[2019-05-03]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB