IX Encontro Nacional de Alunos de EMRC do Ensino Secundário

voltar IX Encontro Nacional de Alunos de EMRC do Ensino Secundário

Abeira-te foi o tema da nona edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário, dirigido aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de todo o país. Este tema é em si uma alusão à localização do encontro, Viseu, cidade das Beiras, “um espaço onde os alunos se abeirem de si próprios, dos outros, da natureza e de Deus”.

Assim, nos dias 26 e 27 de abril, vinte e quatro alunos do nosso Colégio viajaram até Viseu para mais um encontro que, segundo a equipa nacional de EMRC, se revestiu de um momento oportuno para “conhecer a cidade de Viseu, as suas referências históricas e culturais na identidade portuguesa” e criar espaços de “reflexão sobre cada realidade para selecionar o essencial”.

Após duas horas de viagem, e com muito entusiasmo, fomos recebidos de braços abertos na Escola Secundária Viriato.

Depois dirigimo-nos até ao largo do Multiusos de Viseu, onde também nos sentimos muito bem-vindos. Aí, pudemos participar em algumas atividades de acolhimento para conhecermos os outros estudantes, provenientes de vários pontos do país, mas acima de tudo reencontrarmo-nos connosco próprios, com a natureza e com Deus.

Depois de um jantar partilhado e de uma visita rápida ao Fórum Viseu, entrámos no Multiusos onde estivemos quatro horas a ouvir boa música e onde houve tempo para a intervenção do Senhor Bispo de Viseu.

Regressámos, por volta da uma hora da manhã, à escola de acolhimento, cansados e roucos, mas muito felizes. Lá, abrimos os nossos sacos-cama e dormimos no chão de uma sala de aula. Apesar de não ter sido obstáculo, quando acordámos, percebemos que a nossa cama é muito, mas muito mais confortável.

Após o pequeno-almoço, fizemos um Peddy Paper pela cidade, onde pudemos admirar a sua beleza, visitar algumas igrejas e ainda fazer alguns jogos com os escuteiros. Voltámos ao Multiusos para almoçar e, como forma de agradecimento, trouxemos para o nosso Colégio um carvalho, pelo facto de, simbolicamente, termos levado uma árvore para plantar, uma vez que uma área florestal considerável sofrera um grande incêndio, na região de Viseu.

Na viagem de regresso, pudemos perceber que tínhamos dormido poucas horas, pois quase todos, logo de imediato, adormeceram no autocarro. Os que permaneceram firmes aproveitaram para tirar fotos aos que dormiam...

Mas tendo dormido ou não, a opinião geral é muito positiva, com o coração cheio por esta fantástica experiência. Na próxima edição, queremos participar de novo! Quem estiver curioso e quiser saber mais sobre o que lá se passou, pode consultar os links, abaixo, e perceber que valeu mesmo a pena, pois foi muito divertido e acima de tudo enriquecedor!

Inês Poças 10.1

[2019-05-03]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.