Viagem Cultural a Berlim

voltar Viagem Cultural a Berlim

Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Assim, no dia 3 de março, reuniram-se no aeroporto Francisco Sá Carneiro, por volta das 13:30, para iniciar a tão esperada viagem. A alegria e o entusiasmo eram visíveis e audíveis, pelas gargalhadas incessantes, partilhadas pelos professores, pais e alunas...

Após três longas horas de voo, era oficial! Estávamos, finalmente, em Berlim e, à nossa frente, ansiosamente, quatro dias para serem aproveitados ao máximo!

No segundo dia, as visitas iniciaram- se logo pela manhã com um espírito de aventura e curiosidade que se estendia a todos. Começámos, então, por visitar a Alexander Platz, praça que recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre I da Rússia, a 25 de outubro de 1805, seguida da visita ao museu de arte Pergamon, situado na Ilha dos Museus. Antes do almoço, fez-se ainda uma passagem pela imponente Catedral de Berlim. Após recarregarmos energias, estávamos novamente prontos para ouvir as histórias, que esta cidade tem para nos contar, e foi com este espírito de alegria, aventura e curiosidade que, durante a tarde, visitámos o Bairro de São Nicolau e a Igreja de Santa Maria - Marienkirche, a mais antiga de Berlim. Realizou-se, também, uma visita a um cemitério judaico, onde se encontram enterrados cerca de 2258 judeus. Após esta visita, parámos para lanchar no restaurante, The Sixties, com inspiração nos anos 60, onde toda a gente aproveitou para beber um batido. Posteriormente, visitámos, ainda, a Sinagoga Nova e a Rosenthaler Straße, antes de voltarmos novamente para o hotel.

No terceiro dia, as visitas iniciaram-se bem cedo, tendo sido este o dia mais preenchido da viagem! Começámos por visitar a East Side Gallery, onde se pode observar vestígios do Muro de Berlim e, ao longo do qual, caminhámos 5 km. Esta visita foi seguida pelo percurso da Avenida Unter den Linden, “ sob as tílias”, a célebre avenida traçada por Frederico Guilherme, em 1647, ladeada de monumentos do séc. XVII ao XIX, até à Porta de Brandemburgo. Posteriormente, passámos pelo Memorial do Holocausto, seguido de uma visita ao respetivo museu, que remete para os judeus assassinados durante a Shoah e, ainda, fizemos uma visita ao bunker do Hitler, bem como ao famoso Check-point Charlie, onde parámos para lanchar no Starbucks! Depois do lanche, voltámos ao roteiro, pelo que se seguiu um breve passeio pela Kurfurstendamm, uma grande avenida, onde tivemos a oportunidade de visitar a Igreja da Memória e, claro, como não podia faltar, o Hard Rock Café Berlin!

Por fim, no quarto dia, embora já com a sensação de partida, de uma cidade que nos tinha acolhido durante aqueles dias maravilhosos, foi em pleno espírito aventureiro e de iniciativa que, após o pequeno-almoço nos dirigimos para o Museu da História Alemã de onde seguimos no autocarro até Potsdam, onde chegámos mesmo a tempo de almoçar e de provar as tão famosas salsichas alemãs! Após o almoço, voltámos para o autocarro que nos levou até ao majestoso Palácio Sanssouci, onde viveu Frederico I durante o seu reinado. 

Após esta última visita, dirigimo-nos para o aeroporto com a mente mais aberta e já com saudades daquela que foi a experiência, que jamais será esquecida por todas nós! Auf Wiedersehen!

Maria Carolina, 10.º 1

[2019-03-09]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB