Visita de estudo à Casa do Infante, na cidade do Porto

voltar Visita de estudo à Casa do Infante, na cidade do Porto

No dia 26 de fevereiro, no âmbito da disciplina de História A, a turma do 10º ano do curso de Humanidades, juntamente com a professora Elisabete Jesus, dirigiu-se à zona ribeirinha do Porto para visitar a Casa do Infante. Assim designada por se pensar que aí nasceu o Infante D. Henrique, este local foi classificado como Património Cultural da Humanidade na década de 1990.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de interpretar vestígios da ocupação romana, medieval e da época moderna, com destaque para a antiga Alfândega e Casa da Moeda que ali se situaram durante vários séculos.

Além de todo o conjunto de alterações que o edifício sofreu, a visita permitiu também compreender a evolução da cidade do Porto, com recurso a uma maqueta interativa.

Numa outra parte do museu, dedicada à época dos Descobrimentos, os alunos puderam melhor conhecer a figura do Infante D. Henrique e inteirar-se do seu papel no processo da Expansão marítima, assim como das várias viagens e explorações realizadas pelos portugueses, resultantes do seu contributo.

Em suma, a turma considera que a visita de estudo foi benéfica para a nossa aprendizagem, uma vez que permitiu analisar e assimilar conteúdos de História de uma maneira diferente e igualmente enriquecedora.

 
Bruna Sousa, 10.3

[2019-02-26]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.